:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

Tem avançado bastante as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã, no município de Mucuri. A obra já alcançou 82% do seu cronograma físico, embora a parte restante será mais demorada porque as valas finais são mais profundas e os operários e as máquinas estão encontrando muitas rochas no solo desta região remanescente, mas a estimativa é que, até o final de novembro deste ano, o empreendimento seja entregue à população. As obras de ligação dos ramais domiciliares até as tubulações de grande diâmetro que enviam o esgoto às estaç ões de bombeamento e à estação de tratamento, também já começaram.

 


O sistema, inicialmente, vai atender 656 domicílios com acesso a coleta, tratamento, transporte e destinação adequada dos esgotos domésticos do bairro Cidade Nova. No último dia 15 de julho, a Prefeitura Municipal de Mucuri e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento inauguraram as obras de extensão de rede distribuidora de água localizada no bairro Caribe II, no distrito de Itabatã, onde foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade. Oportunidade que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM) assinou com a EMBASA o aditivo de investimentos em contrato a nteriormente celebrados, para se ampliar as obras da rede de esgoto do Cidade Nova.

 


A partir do aditivo será possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, no distrito de Itabatã, que irá beneficiar mais 230 famílias. As atuais obras em execução da rede de esgotamento sanitário do Cidade Nova, em Itabatã, foram lançadas na quarta-feira, do último dia 26 de maio, cujo escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, está beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas, das 15 vias públicas do bairro.

 


O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Isso reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 2,1 milhões. Com a ampliação da rede de esgoto também para o bairro vizinho do Cidade Nova-II, serão mais, exatas 230 residências beneficiadas em 8 ruas, acrescendo mais 25% do valor.

 


O prefeito Robertinho informou que com a ampliação da rede, serão 656 famílias contempladas, que totaliza um público estimado em 2.585 pessoas beneficiadas diretamente e, que pretende continuar buscando recursos para o setor de abastecimento de água e também de esgotamento sanitário, por assim entender, que o saneamento é um importante vetor de desenvolvimento que impulsiona a economia do município, além de gerar centenas ou milhares de empregos. “Os impactos econômicos são sentidos em áreas como turismo, construção civil e, especialmente, a desoneração de curto, médio e longo prazo na saúde pública, uma vez que aumenta a salubridade das ha bitações e evita a proliferação de doenças, garantindo também a preservação do meio ambiente”, salientou o prefeito Robertinho.

 


Novas obras anunciadas

Além do aditivo para ampliar a rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, foi anunciado também os serviços de ampliação das redes coletoras e a implantação de novas ligações no distrito de Itabatã. A EMBASA deverá adiantar a conclusão dos projetos e orçamentos para viabilizar os processos licitatórios para realização da obra de melhoria na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Mucuri com previsão para o início das obras no primeiro semestre de 2022.

Foram anunciadas ainda as obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha. Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passa dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco legal do saneamento básico.



Por: Vida Diária/ASCOM

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.