:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), por meio da Unidade Regional de Itamaraju, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou o plantio de 750 mudas de árvores de espécies nativas variadas, em colégios municipais, áreas sem vegetação e nas margens de nascentes de rios como forma de combater o estado de degradação em que esses mananciais e localidades, agora revitalizados, se encontravam.

Foram beneficiados com essa ação os rios Água Preta, em Itanhém, e Pasto Grande, em Ibirapuã, que fornecem água bruta para o tratamento e distribuição realizada pela Embasa aos munícipes. A ação também ocorreu em áreas sem vegetação de colégios municipais, áreas de preservação ambiental da Estação de Tratamento de Água de Mucuri e com a doação para a Associação Verdejar de Arraial D’Ajuda. “É uma iniciativa excelente que vai trazer muitos resultados positivos a nossa nascente”, comenta Saskia de Paula, servidora da Prefeitura de Ibirapuã.

Os rios escolhidos para a ação de plantio foram com base no estadode degradação em que eles se encontravam. “No médio prazo, a expectativa é que tenhamos uma vegetação mais adensada, trazendo maior proteção aos mananciais e melhor qualidade da água”, enfatizou Marcos Emílio, Engenheiro Ambiental da Embasa.

Equipes da Embasa também desenvolveram palestras e atividades educativas em colégios municipais com o objetivo de propagar informações sobre a degradação do meio ambiente e a finitude dos recursos hídricos. A equipe escolar e educandos também puderam conhecer a importância e a participação da Embasa com os serviços de saneamento básico para a preservação ambiental e promoção da saúde humana.

As mudas foram viabilizadas pelas parcerias com o Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, e com o “Projeto Estação Verde” do escritório local da Embasa de Mucuri que confecciona suas próprias mudas de árvores.

"Ficamos felizes por conhecer projetos em prol do meio ambiente como esse que a Embasa realiza", comenta Renata Carvalho, supervisora técnica do Programa Arboretum.

Até o fim do ano corrente, a Embasa prevê o plantio de mais de 2 mil mudas de árvores para revitalização ambiental de mais 3 importantes rios da região, garantindo maior sobrevida do meio ambiente e mananciais responsáveis pelo fornecimento de água bruta para realização dos serviços de saneamento básico que a Embasa realiza.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.