:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

No dia do aniversário de 50 anos da chegada do homem na Lua, um eclipse lunar parcial poderá ser visto de todas as regiões do Brasil. A partir das 17h01 (horário de Brasília) desta terça-feira (16), será possível ver a Lua parcialmente sombreada. O fenômeno deve durar, no total, cerca de 5 horas e 33 minutos.

Quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados ou extremamente próximos, o planeta terrestre encobre a Lua, ocasionando um eclipse total. Um eclipse lunar parcial ocorre quando o satélite lunar não está inteiramente coberto pela Terra.

A penumbra, fase inicial do fenômeno, pode ser vista a partir das 15h43, quando a Lua começa a ter sua iluminação bloqueada pela sombra da Terra – mas dificilmente é percebida. O início da umbra, segunda fase do fenômeno, ocorrerá cerca de 17h01 – quando o eclipse parcial poderá ser percebido a olho nu.

O fim de ambas as fases, respectivamente, ocorrerá 21h17 e 19h52, no horário de Brasília – com a penumbra terminando por último. A Lua entra hoje em sua fase Cheia, que durará até o dia 24 de julho.

Duas semanas atrás, também foi possível observar o eclipse solar de alguns locais do Brasil. O próximo eclipse lunar que poderá ser visto no Brasil acontecerá apenas em 2021.

 

Como ocorre o eclipse lunar

Normalmente, a Terra gira em torno do Sol e a Lua gira em torno da Terra. De tempos em tempos, as sombras dos astros provocam os fenômenos chamados de eclipses.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa diretamente atrás da Terra. Quando isso acontece, a Lua entra em sua sombra, que é provocada pelo Sol. Ou seja, a ordem dos astros para que isso aconteça, pensando em uma linha reta para fins didáticos, é Sol, Terra e Lua. Por isso vemos o eclipse. A Lua fica bem atrás da Terra, que bloqueia a luz solar que normalmente a ilumina.

 

Por: Vida Diária / Exame

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.