:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Hoje vamos refletir sobre o termo politicamente correto que vem sendo cada vez mais usado no cotidiano e causando muita discussão, pois alguns velhoscostumes insistem em não ir embora, tais como o preconceito, o machismo, a homofobia entre outros, que podem vir em forma de brincadeiras, piadas e marchinhas de carnaval por exemplo.

Mas por que o politicamente correto incomoda tanto? É comum as pessoas afirmarem que no Brasil não há preconceito, que é brincadeira, que se não cantar algumas marchinhas o carnaval perde graça, ou mesmo que isso sempre foi assim, essas afirmações fazem parte de uma mentalidade conservadora, ou seja, de quem não quer que as mudanças fundamentais aconteçam na sociedade.

No entanto para os grupos que são vítimas dessas “brincadeiras” e que representam a maior parte da sociedade, algumas insinuações não tem a menor graça, pois o preconceito é uma forma de violência que afeta a auto estima e a vida de forma direta. 

Na prática esses grupos sociais, vítimas de preconceito, têm mais dificuldades em conseguir emprego, ou quando conseguem são com salários e cargos menoresindependente da qualificação, faz com que a opção sexual seja um parâmetro para definir caráter, faz com que a crença religiosa seja um fator de aceitação ou não, faz com que a condição social determine como uma pessoa deve ser tratada numa loja entre outras infinidades de fatores.

No caso das mulheres o machismo faz com que alguns homens respeitem as mulheres caso ela tenha um namorado ou marido, ou seja, respeitam o outro homem e não a mulher, assim se ela for solteira alguns homens pensam que tem o direito de dar cantadas, fazer comentários indiscretos, forçar beijos e carícias em festasambientes escolares e de trabalho por exemplo.

O politicamente correto tem como objetivo mudar essa mentalidade e a forma como se percebe o outro, pois de nada adianta achar o preconceito ruim e ultrapassado, mas na hora da folia ou na hora de fazer uma piada usar o preconceito e a discriminação como forma de humor ou expressão, criticar o politicamente correto é criticar uma sociedade mais justa e humana é ir contra o respeito e os direitos individuais e também da possibilidade de realização de quem quer que seja.

É fundamental que uma pessoa seja bem aceita no meio social e tenha seu espaço garantido na sociedade, independente da sua cor, peso, crença, condição material, etnia entre outros, para que ela possa ser feliz, pois pessoas ridicularizadas possivelmente não se realizarão e atender ao padrão estético cultural imposto pela cultura capitalista é praticamente impossível.

 

Por: Prof. Flavio de Campos Barbosa

Graduado em Historia
Esp. - Docencia do Ensino Superior
Esp. - Coordenacaoo Pedagogica

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.