:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

COLUNA ANDRESSA

Olá queridos, tudo bem? Vamos falar um pouco sobre o dia 07 de setembro e seu significado para os brasileiros, que, desde a Proclamação da República vão às ruas para mostrar Nacionalismo, Patriotismo, Civismo e Cidadania. Agora, o Top 7 da Independência:

32.jpg

7º Lugar – 07 de Setembro: “O grito de Liberdade”. O príncipe regente determinou a ruptura política entre Brasil e Portugal. Em 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, em São Paulo por Dom Pedro I.

7.jpg

6º Lugar – Comemorações do 7 de setembro aconteciam, de maneira relativamente informal e espontânea, desde a proclamação da República (1889) e originalmente havia apenas um Desfile Militar nas capitais, até porque os primeiros governos republicanos não haviam definido se a grande data nacional seria esta, o 15 de novembro, data da Proclamação da República ou o 21 de abril, dia de Tiradentes.

12.jpg

5º Lugar – Foi no primeiro governo de Getúlio Vargas que os estudantes e algumas agremiações e Sindicatos foram agregados ao Desfile. A “era Vargas” no seu conjunto significa um momento de afirmação do NACIONALISMO, o qual encontrava-se exacerbado na época, em nível global. Na essência, o nacionalismo é uma ideia, surgida após a Revolução Francesa (1789), seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

21.jpg

4º Lugar – O Dia da Pátria, 7 de setembro, só foi tornado feriado Nacional através da Lei 662, de 6 de abril de 1949, quando o Presidente do Brasil era o General Eurico Gaspar Dutra. Nesta época, notadamente na década seguinte (que foi a época do desenvolvimentismo, da Construção de Brasília, que elevou a autoestima dos brasileiros e da Bossa Nova, que nos projetou internacionalmente), a ideia de NACIONALISMO foi gradativamente sendo suplantada pela ideia de PATRIOTISMO: sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria e aos seus símbolos, bem como o amor dos que querem servir ao seu país e ser solidários para com os seus compatriotas.

28.jpg

3º Lugar – No intervalo 1949-1964 tivemos desfiles apoteóticos, que agregaram e congraçaram civis e militares, instituições laicas e religiosas, trabalhadores, crianças, jovens e movimento organizado dos Estudantes.

24.jpg

2º Lugar – Após 1964, a ideia predominante em relação ao Desfile passou a ser o CIVISMO, entendido enquanto valores e práticas de normatização e harmonização, defesa das instituições e deveres para com a Pátria. Decorrente desta mudança de paradigma, o Desfile perdeu o caráter festivo e foi estabelecido o protocolo para as comemorações deste dia, através da Lei 5.571 de 28 de novembro de 1969, governo da junta governativa provisória de 1969 (generais Aurélio de Lira Tavares, Augusto Rademaker e Márcio de Sousa Melo).

26.jpg

1º Lugar – Após a grande movimentação pelas “Diretas Já” em 1984, o movimento dos “caras-pintadas” pelo impeachment de Fernando Collor de Mello (1992), as várias marchas, paradas e mais recentemente as grandes manifestações de rua (junho e julho de 2013) o sentido do desfile converge cada vez mais, em nosso entendimento, para o conceito de CIDADANIA, já que estamos falando de cidadãos empoderados da sua cidade, do seu território, sendo que, segundo Milton Santos, o maior geógrafo brasileiro, o território é o “espaço humanizado”.

29.jpg

E até os dias atuais, por mais que os brasileiros não tenham muitos motivos para se orgulhar ou comemorar com as atuais práticas políticas, mantemos os sentimentos que sempre regeram os desfiles: o Nacionalismo, o Patriotismo, o Civismo e a Cidadania. Acima disso, a nação brasileira é um povo de muita fé e esperança. Mesmo sendo difícil acreditar que ainda é possível mudar, nós seguimos tanto na ideia como na luta: Vamos mudar o nosso país! Que as ações individuais e coletivas voltadas para o bem possam ganhar força e se tornar um hábito. Só assim teremos dias melhores...

30.jpg

Uma ótima semana a todos e o nosso super parabéns aos que desfilaram!

Por Vida Diária: Andressa Lima.

Fonte: Lucappellano.

Fotos: Desfile 07 de Setembro em Teixeira de Freitas/ Paulo Di Souza.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.