:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

setembro amarelo

Como todos já devem ter acompanhado, o mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio, o “Setembro Amarelo”, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio. Diversas ações espalhadas nacionalmente, marcam o mês e reacendem a reflexão sobre a valorização da vida.

Por esse modo, os melhores da semana de 16 a 23 de setembro mostram atitudes corriqueiras, mas que enobrecem a alma, tanto de quem promove as ações descritas abaixo, como de quem é contemplado por elas. Então, vamos ao Top 07:

7° Lugar – Responsabilidade no trânsito: Tivemos durante toda a semana, várias atividades na programação da Semana Nacional do Trânsito em Teixeira de Freitas. Iniciativas diversas de conscientização de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, pelo comportamento consciente e responsável. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

6° Lugar – Saúde na melhor idade: Era bem cedinho, quando o público da melhor idade começou a chegar à Praça Padre José Phofilho, em Alcobaça, para as atividades do Projeto Academia da Terceira Idade. Com muita disposição e desenvoltura, repetiram uma série de exercícios físicos. O projeto acontece diariamente, de segunda à sexta-feira, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que visa promover a prática de atividades físicas com os idosos, sob o acompanhamento profissional da educadora física Fabrícia Oliveira Santos.

5° Lugar – Sustentabilidade com criatividade: A Escola Municipal Manoel Cardoso Neto participou do projeto social “Minha escola, nossa escola”, uma parceria entre os professores Jonathan Molar e Alessandra Marsaro, com o apoio da ONG Movimento Exerça Cidadania e da Faculdade Pitágoras. O principal objetivo do projeto é ensinar as crianças sobre o cuidado com a escola, através das práticas sustentáveis, e como atividades do projeto, tratamento de superfícies, mudas plantadas, paredes pintadas, jogos lúdicos no chão. Proporcionando melhorias na infraestrutura de forma criativa e sustentável.

4° Lugar – Solidariedade: Na manhã deste domingo (17), o Grupo Chama, com o apoio do IFA Técnico, profissionais da saúde e empresários, realizou a ação solidária “Chama em Ação” no bairro Cidade de Deus, proporcionando lazer, diversão, atendimentos médicos, odontológicos, distribuição de alimentos, entre outros. Foram mais de 200 moradores beneficiados, entre atendimentos médicos e odontológicos, triagem, lanches, recreação para as crianças, entrega de kits de higiene, cortes de cabelo, verduras, caixas de leite, chinelos.

setembro amarelo1

3° Lugar – Falando sobre a Prevenção ao Suicídio: O 1º Encontro de Prevenção ao Suicídio aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no plenário da Câmara de Vereadores, onde os psicólogos Valesca Mello e Maurício Gomes abordaram o tema. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, e contou com a participação de profissionais da saúde e áreas relacionadas, e sociedade civil de Teixeira de Freitas.

2° Lugar – Inclusão Social: A caminhada em prol da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência marcou a manhã desta quinta-feira (21) em Teixeira de Freitas, celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Criada em 1982, a data representa o surgimento das reivindicações pelo exercício da cidadania e igualdade de direitos, sendo oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

1° Lugar – Exemplo de superação: O atleta Lucas Pires irá disputar o V Campeonato Baiano de Karatê Interestilos em Eunápolis neste fim de semana, junto com mais 30 atletas da ASKATEF. Nos primeiros anos de vida de Lucas, foi descoberto a presença de um câncer. Aos 03 anos, realizou uma cirurgia, e desde então sua vida tem sido de recuperação e muita luta. Quando pequeno não andava, não conseguia falar, e ninguém acreditava que era possível se tornar um atleta, nem mesmo que sobreviveria. Mas o garoto se recuperou, já tem 1 livro publicado, está terminando de escrever o segundo, já foi faixa branca, amarela e hoje é faixa laranja no karatê, vice-campeão baiano, campeão eunapolitano, e bronze duplo na copa teixeirense, tudo pela academia de karatê de Teixeira de Freitas ASKATEF. Boa sorte Lucas e equipe, estamos na torcida!

interestilos1

Por mais que, diariamente, somos noticiados de tantas notícias ruins, sempre temos a feliz oportunidade de vislumbrar atitudes do bem, que melhoram o nosso dia, como porções de estímulo, esperança, fé e vida.

E para finalizar, ainda abordando o tema Setembro Amarelo, deixo um pequeno trecho de uma das mensagens de nossa colunista Cristina Castro:

“A melhor prevenção é estarmos alertas e valorizando todos os aspectos de nosso ser sem rótulos, sem preconceitos ou vergonha”.

Até a próxima semana!

Por Vida Diária: Andressa Lima.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.