:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Esta semana completamos a quarta semana falando das 5 feridas emocionais. Esta será vez da traição. Há formas muito diferentes de viver uma traição embora estejamos mais acostumados e familiarizados quando associada ao seu oposto - a fidelidade. Mas o que é ser fiel? Cumprir o que foi prometido, ser leal. Quando isso não acontece vivenciamos o sentimento de traição.

As crianças que crescem com esta ferida se sentem traídas pelo genitor do sexo oposto sempre que este trai sua confiança, não cumprindo suas promessas ou o que foi dito.

As experiências de traição criam a máscara do controlador. O motivo de controle do controlador é diferente daquele do humilhado masoquista. Enquanto este controla para não sentir vergonha ou causar vergonha em alguém, aquele controla para que as coisas saiam do jeito que foram prometidas e acordadas. São pessoas que transmitem força e poder e que conquistam seu lugar. Criam altas expectativas em relação aos outros e não toleram traição.

Estas pessoas querem prever e controlar tudo e afirmam sua opinião com veemência. Costumam achar que estão sempre com a razão. Exprimem sua opinião na tentativa de convencer o outro sobre o que acreditam. Podem ser muito impacientes com as pessoas mais lentas por serem velozes em suas ações. Irritam-se quando as coisas não saem do jeito que elas querem. São extremamente exigentes com os outros mais até do que consigo próprio.

Os controladores julgam-se responsáveis e fortes. Procuram ser especiais, mas podem falhar em cumprir seus compromissos. Possuem um humor instável e têm convicção de que estão certos. Estas pessoas têm medo de trair e de serem traídas. Muitas sentem necessidade de controlar seus parceiros, por isso tendem a se ligar nos tipos dependentes, pois elas sempre terão a sensação de estarem no controle. Mas se dois controladores se juntam cria-se uma relação de disputa de poder.

Obviamente que todas estas feridas devem ser entendidas como características e traços que podem ser alterados e modificados com autoconhecimento. Todos nós podemos modificar nossa realidade a partir do momento que nos damos conta que queremos ser melhores pessoas e mais evoluídas. Não somos robôs estagnados em um modo de ser específico. Possuímos, sim, nossas feridas, mas o que importa realmente é o que nós vamos fazer com elas.

Que tipo de pessoa você quer ser pra si mesmo e para os outros? Que tipo de vida você quer levar? Tudo isso só depende de uma escolha que podemos fazer independente do tipo de ferida e de vida que tivemos no passado.

 

Até a próxima semana!

 www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/coachcriscastro/

www.instagram.com/coachcriscastro

 

Matérias Relacionadas:

As cinco feridas emocionais: a Humilhação

As cinco feridas emocionais: O Abandono

As cinco feridas emocionais: A Rejeição

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.