:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Desde que me deparei com a Psicologia Positiva, me deparei também com o fato de que podemos aprender a construir uma vida mais feliz, mais significativa, mais engajada e com bons relacionamentos. Aliás, é disso que se trata o bem-estar.

Enquanto psicóloga aprendi e trabalhei com a ideia de que precisamos reduzir o sofrimento das pessoas.

A maioria das pesquisas e estudos sobre comportamento humano sempre se baseava na média apresentada, ou seja, se baseava no maior número de comportamento que se assemelhava e a partir daí fazia-se uma suposição sobre a melhor forma de agir e ajudar as pessoas.

Mas o que fazer com as pessoas que estão fora deste padrão? O que fazer com os alunos que se destacam? O que fazer com as pessoas depressivas que querem estar muito mais do que simplesmente estabilizadas? O que fazer com as pessoas ansiosas que conseguiram simplesmente controlar sua ansiedade? Afinal, você pode eliminar sua depressão, mas sem se tornar mais feliz com isso, você pode eliminar sua ansiedade sem ficar mais otimista. Reduzir sofrimento e negatividade te colocará na média, mas não o fará se sentir mais feliz e de bem consigo mesmo.  

O que a Psicologia Positiva fez então? Preocupou estudar as pessoas que estavam acima da média porque ela acredita que cada um de nós pode ser muito mais do que medianos. Podemos sair de uma depressão e nos tornarmos mais felizes, podemos sair da ansiedade e nos tornarmos mais otimistas. Quero deixar claro é que a melhor forma de ajudar não é simplesmente reduzindo o sofrimento, ou os aspectos negativos da vida de alguém. É acima de tudo, criar a oportunidade para que se supere a negatividade ou infelicidade.

A Psicologia positiva faz isso enfatizando aquilo que a pessoa tem de melhor a seu favor, dando foco nos talentos e nas forças positivas que cada um possui. Obviamente que a proposta não é ignorar os aspectos negativos, mas procurar entender o aprendizado e os aspectos positivos contidos nas experiências difíceis que nos acontecem. A questão aqui é direcionar nosso foco para aquilo que vem funcionando, para aquilo que vem dando certo apesar das circunstâncias. Esta é a única forma de construirmos uma vida mais cheia de significado e sentido, praticando e se engajando em atividades que vão aumentar nossa saúde e bem-estar físico e mental.

Até a próxima!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/coachcriscastro/

www.instagram.com/coachcriscastro

Por: Vida Diária/Cristina Castro.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia