:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Desde que comecei a abordar temas como felicidade, bem-estar, propósito, auto compaixão, etc., as pessoas começaram a se conectar muito mais comigo e com meu trabalho. Não há nada mais gratificante do que isso. Acredito que não seja à toa que isso vem acontecendo. Afinal, quem não busca felicidade, quem não busca estar de bem com a vida, quem não busca um sentido e um propósito na vida?

Outro dia postei, na minha página no facebook, uma frase que me chamou muita atenção e que é uma tremenda verdade a respeito de todos nós. Ela diz o seguinte: “A felicidade é nosso estado natural quando não estamos distraídos procurando por ela.” Esta frase é do Joan Garrida Bacardi.

Por que ela me chamou a atenção? Porque é isso mesmo que nos acontece se pararmos pra analisar como nós vivemos nossas vidas. O que estamos buscando além da felicidade? Aliás, nosso cérebro funciona assim: ou ele foge da dor ou busca por prazer. Em nome disso fazemos de tudo, ou para evitar nosso sofrimento ou para nos proporcionar prazer. Mas então, por que é tão difícil para algumas pessoas se sentirem bem, em paz ou satisfeitas com suas vidas? Eu conheço pessoas que têm tudo e mais um pouco e estão deprimidas e outras que têm muito pouco ou o suficiente para sobreviverem e se sentem felizes e gratas pelo pouco que têm. Cadê aquela felicidade que você sentia quando era criança? Como você era quando criança?      

Os Budistas, os Sufis e até Jesus Cristo e tantos outros seres iluminados já sabiam que a felicidade, o bem-estar, a paz ou seja lá o nome que se dê ao estado de estar feliz se encontram no SER e não no TER. Mas então por que nos esquecemos disso e partimos para uma busca desenfreada acreditando que nossa felicidade está no namorado que ainda não tenho, ou no casamento que ainda não fiz, ou no trabalho, na faculdade que ainda não tenho ou não faço, ou no dinheiro que ainda não ganhei e por aí vai. É a hora que aquela frase me fez todo sentido.

O problema é que buscamos fora algo que se encontra dentro. Por isso temos a impressão constante de que a felicidade não existe, pois o que existe são momentos dela. Mas e nos outros momentos o que temos? Por que é muito mais acreditável e aceitável falar que somos mais infelizes, que a vida é muito mais dura do que o inverso?

Afinal, o que é ser feliz para você? Não tenho dúvidas de que cada um de nós tem uma definição sobre ela. Para mim, felicidade é um estado constante de satisfação pessoal, satisfação comigo mesma. Um sentimento de estar de bem com meu jeito de ser, com minha vida, com minha forma de pensar, é viver de acordo com minhas crenças e valores, é ter um sentido naquilo que faço, que sinto e que penso. É uma forma generosa de tratar a mim mesma. Isso não significa que não tenho mais problemas, isso não significa que estou livre de sentir medo, rejeição, insegurança, vergonha, raiva ou qualquer coisa que faça parte de minhas imperfeições. Apenas significa que sou humana e que a vida é cheia de altos e baixos, mas o que sinto e o que trago dentro de mim estão intactos. A minha essência, a pessoa que sou independe das circunstâncias.

Uma pessoa só me faz sofrer se eu permitir que ela faça isso. É aí que está nosso grande engano, achar que o outro é responsável por nossa felicidade, pelo nosso bem-estar, por nosso sucesso, ou que nossa felicidade está em algum lugar, em algum acontecimento. Qual foi um momento em que você conseguiu aquilo que você tanto queria, acreditando que depois disso você ficaria feliz e depois que conseguiu viu que não era nada daquilo? O dia que entendermos verdadeiramente que somos responsáveis por nossa vida, tudo será diferente, porque você nunca mais permitirá que alguém impeça que você seja exatamente quem você é.

“Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz”. Dalai Lama

Até a próxima!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/coachcriscastro/

www.instagram.com/coachcriscastro

 

Por: Vida Diária/Cristina Castro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.