:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

É muito comum as pessoas não se darem conta de que parte de seus problemas são elas mesmas que criam. Um dos problemas mais comuns que vejo, e em qualquer área da vida, é o da comunicação. Não percebemos a quantidade de mal entendidos que vivemos por simplesmente não termos desenvolvido nossa habilidade de comunicação de forma clara, objetiva e franca. De fato, não precisamos de muito para nos fazermos entendidos. Então, por que há tantos mal entendidos entre parceiros de casamento, entre pais e filhos, no trabalho e em tantas áreas da vida?

A reflexão sobre isso não é tão simples e pode se tornar muito longa, e, como não é esta minha intenção, abordarei aqui o aspecto da transparência.

Todos nós já passamos por situações em que não demos conta de concretizar da forma que gostaríamos, ou entregar no prazo estabelecido. Todos nós já passamos por constrangimentos ou situações que envolviam outras pessoas e que ficamos sem graça ou envergonhados e não sabíamos o que fazer e como fazer por não termos conseguido o resultado ou que acontecesse do jeito que fora programado.

Pois é, não há nada mais normal do que isso, não é verdade? O que você faz quando isso acontece? Você é do tipo que se fecha, que se  tranca em si mesmo com medo do que vão pensar, ou você adota uma postura de agressividade com justificativas em que outros se tornam responsáveis por suas falhas ou você adota uma postura vitimista em que você não tem jeito e faz sempre tudo errado para que os outros sintam pena de você e o perdoe de qualquer forma? Seja qual for a forma que você lida com a situação, nenhuma delas lhe trará bons frutos e bem-estar. Mesmo porque nenhuma delas é permeada de maturidade.

Uma solução simples e bastante eficaz é – ser transparente. Muito melhor assumir o ocorrido sendo transparente com as partes envolvidas. Seja claro, objetivo, fale tudo que seja necessário para que você se faça entendido. Explique com objetividade, seja franco. Não tenha medo de sua verdade, afinal as pessoas percebem quando estamos sendo genuínos em nosso sentimento, em nosso jeito de ser e de tratar as circunstâncias. O fato de nos fecharmos ou omitirmos informações importantes pode gerar pensamentos precipitados, mal-estar, ansiedade e mal entendidos.

Quando somos autênticos, verdadeiros e transparentes nos sentimos muito melhor internamente e, além do mais, estamos tratando o outro envolvido com consideração e credibilidade, evitando que os outros pensem o que quiserem, ou gerem algum tipo de pré-julgamento em relação à nossa pessoa. Isso faz sentido pra você?

 

Até a próxima!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/coachcriscastro/

www.instagram.com/coachcriscastro

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.