:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma pesquisa que foi feita com 4.700 pessoas ao longo de 20 anos mostrou que a felicidade que uma pessoa sente aumenta a chance de que outra pessoa que você conheça fique mais feliz. Além disso, mostrou que a sua felicidade atinge pessoas desconhecidas. Isso não é fantástico??!! Isso significa que a felicidade é contagiante, ela pode se espalhar não só para as pessoas que estão à sua volta, mas a qualquer outra pessoa ainda que desconhecida. Podemos espalhar o bem e a felicidade. Então, se construímos uma vida infeliz podemos também construir uma vida feliz. Por isso quero compartilhar com vocês algumas coisas que podemos fazer para construirmos uma vida mais feliz.

A primeira coisa são os nossos relacionamentos. Cultivar bons relacionamentos, se engajar em grupos de amigos convidando-os e indo ao encontro deles. Principalmente se você é daquelas pessoas que costumam se isolar é preciso um pequeno esforço para se integrar a um pequeno grupo. O importante aqui é você ter amigos que você possa conversar e partilhar bons momentos saudáveis.

A segunda coisa fundamental, se queremos sentir satisfação e propagar a alegria, é praticar o bem, ajude alguém que precise, tire um pequeno momento de seu tempo para se doar um pouco. A sensação de ser importante e de fazer a diferença na vida de alguém é muito fortalecedora e nos faz muito bem com a gente mesmo.

A terceira coisa é a gratidão. Martin Seligman e outros pesquisadores descobriram que se quisermos ter uma mente mais focada no positivo devemos fazer um diário da gratidão em que toda noite antes de dormir você deve escrever 5 coisas boas pelas quais você é grato durante aquele dia. Isso deve ser feito pelo menos durante dois meses todos os dias. Não adianta fazer uma vez só. O cérebro precisa deste tempo para criar novas conexões neuronais e fortalecê-las para que você fique mais otimista.

A quarta coisa muito importante é apreciar o belo, apreciar as pequenas coisas boas como por exemplo um banho gostoso, apreciar aquele café delicioso ou aquele copo d'água que mata a sua sede, apreciar um filme maravilhoso, um jardim… O sentido de apreciar aqui tem a ver com aquele olhar de principiante como se fosse uma criança vendo a praia pela primeira vez. Apreciar o belo funciona como um velcro de positividade que você cria em seu cérebro a partir de um princípio muito estudado - a neuroplasticidade.

A quinta coisa que vou colocar aqui é auto compaixão. Significa que é muito importante você aceitar suas imperfeições, afinal, ser humano significa ser imperfeito e ser imperfeito significa que sentimos amor, raiva, vergonha, inveja etc. e está tudo bem. A questão não é rejeitar tais sentimentos, mas entender que eles existem e que é humano senti-los às vezes. A atitude aqui não é de autopunição, mas de aceitar e ver o que você pode fazer para transcendê-los.

A sexta coisa é praticar exercícios físicos. A saúde de seu corpo é fundamental pois a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente. Produzimos hormônios muito importantes para nosso bem-estar emocional quando exercitamos nosso corpo.

Existem muito mais coisas que podem ser feitas para tornar nossa mente mais positiva, mas por hora só estas ações irão fazer uma tremenda diferença em sua vida se praticadas diariamente durante pelo menos 2 meses. Você pode estar achando tudo isso meio besta, mas pode crer que isso é fruto de anos de pesquisas feitas por pessoas conceituadas do mundo científico que dedicam ou dedicaram suas vidas no estudo de pessoas felizes e de bem com a vida. Além da neurociência que vem corroborar com tudo isso.

Acredito que o mais importante sobre a felicidade é que ela é um estado possível assim como a infelicidade e, que diante deste fato, podemos escolher o melhor. Para construirmos uma vida infeliz precisamos de esforço e disciplina, sendo assim, podemos nos esforçar e nos disciplinar para construirmos uma vida feliz, com mais sentido, engajamento e bem-estar.

 

Até a próxima!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagran.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.