:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Caro Leitor, em primeiro lugar quero agradecer a Deus por este nosso contato semanal, através da coluna do Vidadiaria, por nos oportunizar este encontro de comunicação. Assim, hoje quero compartilhar um texto maravilhoso que costumo trabalhar com meus alunos, denominado “Escutatória” de Rubens Alves, o qual descreve a importância do saber ouvir, isto não significa que tenhamos que ficar calados o tempo todo, sem nos expressarmos. Relata ainda, o texto, a importância do silêncio.

Conforme Rubens Alves, podemos aprender sem dizer palavras, e, também, sem ouvi-las. Apenas deixando que o silêncio de fora se encontre com o silêncio que está dentro de nós mesmos. Neste mesmo prisma, o autor inicia sua reflexão dizendo que sempre via anúncios de cursos de oratória, mas em nenhum momento observou propaganda de curso de escutatória, ainda, todos querem aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.

Conforme o autor, ele pensou em oferecer um curso de escutatória. Mas achou que ninguém iria se matricular.

Baseado nesta reflexão, observamos o nosso cotidiano, no qual as pessoas estão ansiosas, querem se expressar, expor suas questões angustiantes, mas não estão dispostas a ouvir, a silenciar-se, ou seja, querem resolver de imediato, não querem ouvir as questões do outro, e ouvir significa respeito.

Para este mesmo autor, não basta o silêncio de fora. É preciso o silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia. É, sem dúvida, a oportunidade de aprendermos. Sem contar que quando fazemos silêncio, depois de o outro ter falado também, demonstramos respeito e consideração pelo que escutamos.

Entretanto, cuidado! Embora não haja dúvida sobre a importância do silêncio e da relevância de saber escutar, a vida não costuma premiar quem só escuta e fica em silêncio. Dependendo das funções que exerça ou que pretenda exercer, as pessoas não esperam que entre mudo e saia calado de uma reunião importante.

O segredo está em saber o instante certo para ouvir, para ficar em silêncio e para falar. Se você aprender a falar na hora certa, e souber escutar, e ficar em silêncio no momento apropriado, encontrará o equilíbrio de que precisa para se relacionar e se comunicar bem com as pessoas.

 

Obrigada !!!

Qualquer dúvida, sugestões ou crítica, contatem-me.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.