:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Primeira semana do mês. Nosso assunto são vinícolas ao redor do mundo. No sentido de valorizarmos o vinho nacional e os produtores brasileiros que têm feito um grande trabalho, produzindo vinhos de qualidade, a despeito de impostos ou opiniões contrárias dos especialistas de plantão que criticam nosso vinho sem conhecê-los, daremos ênfase em vinícolas nacionais. A primeira vinícola que expusemos aqui foi de Santa Teresa-ES. Hoje veremos o trabalho de uma vinícola de Bento Gonçalves-RS, no Vale dos Vinhedos, a Cavas do Vale.

Localizada na RS 444, km 17,7, na Estrada do Vinho, a Cavas do Vale é uma vinícola familiar. A chegada ao Brasil se deu em 1887, na cidade de Campinas-SP, oriundos da província de Verona, Itália. Não ficaram ali por muito tempo, embarcando para o sul do Brasil, onde conseguiram seu quinhão de terra. Como todos, no início ocuparam-se na produção de produtos de subsistência. Plantação de milho, trigo, feijão, arroz, hortaliças e frutas. Com o passar do tempo e a família aumentando, Marcelino sentiu a necessidade de cultivar algo mais rentável e aí surgiu a possibilidade de iniciar o cultivo da videira. Os anos passando, a família aumentando, Marcelino, o patriar ca, já produzia seu próprio vinho e comercializava o excedente das uvas. Em 1954 sai a primeira safra da vinícola Júlio Brandelli e Filhos, mesmo ano que nasce seu filho Irineu Domingos.

 

E a produção de vinhos não parou mais. Na década de 80 e 90 a vinícola produzia 2.000.000l de vinho anual, uma das maiores vinícolas familiares do município de Bento Gonçalves, e o Lucindo se tornando o maior vinhateiro do Vale dos Vinhedos.

O sonho do filho Irineu também era ter sua vinícola, foi estudar enologia, contabilidade e economia. Em 2001, percebendo que chegara a hora de realizar seu sonho, Irineu, com a concordância dos pais, iniciou a preparação de uma área de terras que ainda não havia vinhedos para o plantio de suas próprias videiras.

Em 2004 edifica sua vinícola e em 2005 colhe seus primeiros frutos dos vinhedos (uvas Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot) e vinifica seus primeiros vinhos. Sempre com o intuito de preservar a cultura italiana e a forma que os vinhos eram elaborados pelos antepassados, adotou o sistema tradicional o qual preserva até os dias de hoje. Desta forma surge a vinícola Cavas do Vale. Junto com esse sonho veio o desejo de possuir vinhos de guarda e hoje com muito orgulho exibe seus vinhos safra 2005, 2008, 2010.

 

A família possui em torno de 12 hectares de uvas Vitis labrusca (usadas para produção de vinhos de mesa suave) e Vitis vinífera (produção de vinhos finos), estas das cultivares moscato, cabernet sauvignon, merlot e tannat. A vinícola produz também suco de uva integral de alta qualidade, assim como os vinhos finos. O proprietário é o Senhor Irineu Brandelli, que administra juntamente com seus filhos Luís Augusto e Luís Eduardo. A produção anual de 50 mil garrafas de vinhos finos corresponde a 1/3 do total produzido. Os 2/3 restantes, cerca de 80 mil litros, são vinhos comuns.

Os vinhos finos possuem 3 linhas principais: a linha Provado, que são vinhos de entrada da vinícola, mas com excelente qualidade e características joviais. A linha reserva Cavas do Vale traz vinhos varietais (cabernet sauvignon, merlot e tannat), com passagem por madeira. A linha Lucindo nos apresenta os gran reserva, também em tannat, cabernet sauvignon e merlot. O nome Lucindo é uma homenagem ao patriarca da família, um dos pioneiros na produção de vinhos naquela região. O rótulo apresenta um faisão, que eram criados pelo pai do Senhor Irineu Brandelli e hoje são criados pelo irmão Oscar Brandelli. Este pequeno relato mostra a evolução de uma família de imigrantes, que possui amor à terra, ao que r ealiza, e continua sonhando.

Quer saber mais sobre a vinícola e seus produtos? Entre em contato conosco pelo 99991-9921 e comprove essa bela história de família.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.