:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Após duas semanas sem escrever para o site, estamos de volta com novidades. Pra quem ama o mundo do vinho e trabalha na área, conhecer o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é um sonho, pois ali está concentrado cerca de 90% de toda a produção de uva e vinho do Brasil. São mais de 1200 vinícolas no país, sendo que 60% estão no Rio Grande do Sul. O Vale dos Vinhedos é um espetáculo à parte, com dezenas de vinícolas, paisagens exuberantes, muito vinho e ótima comida.

 

Estive na região por 15 dias e visitei várias vinícolas, das menores às mais conhecidas. Conheci todo o conglomerado da Valduga (vinícola, importadora e produtora de vinhos e espumantes Domno e a cervejaria Leopoldina). Uma empresa grandiosa e espetacularmente bela. A Cave onde ficam os espumantes têm capacidade para 6 milhões de garrafas. Vale a pena conhecer. Também estive na Miolo, Calza, Barcarola, Larentis, Alma Única, Angheben, Cavas do Vale, Fante, Panizzon, Boscato, Mena Kaho, Garibaldi, Casa Perini, Chandon, Casa Salvattore, Capoani, Caminhos de Pedra, Dom Cândido, Luiz Argenta e Monte Reale. E ainda ficaram faltando muitas outras para uma próxima oportunidade. As vinícolas visitadas ficam nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha e Nova Pádua.

 

Após alguns dias em Bento Gonçalves, fui a Flores da Cunha para fazer o curso de Sommelier Internacional pela FISAR (Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori), uma escola formadora de sommeliers ao redor do mundo desde 1972. Tem como representante no Brasil, o Dr. Roberto Rabachino, italiano com formação ampla e eleito melhor degustador de vinho do mundo por duas vezes pela IWF. Doutor PhD em Ciências da Alimentação e Análise Organoléptica (Università di Perugia) / Doctor em Communication Science (HC Western States University - USA) / Sommelier Profissional formado IWF e FISAR / Diretor dos cursos da FISAR. Em 2016 recebeu pelo Associação Brasileira de Enologia o Troféu Vitis, o mais importante prêmio relacionado ao vinho no Brasil.

 

Foram seis dias de total imersão no mundo do vinho, com degustação de 72 rótulos durante a semana, produção de vinhos, doenças dos parreirais, enografia italiana, francesa e brasileira, além de outras matérias importantes na formação do profissional do vinho. Estávamos em 19 alunos, uma turma sensacional que deixou muitas saudades.

 

A aprendizagem foi algo singular, pois além do Dr. Roberto Rabachino, tivemos aula com Edegar Scorttegana e Roberta Boscato, ambos enólogos e mestres na arte da produção de vinhos. Mas o que mais me impactou foi a defesa feita pelo Mestre Rabachino ao vinho brasileiro, mostrando a qualidade do produto que temos. Algo que o brasileiro não valoriza.

Precisamos aprender a entender que vinho não é igual. Cada país e região tem seu terroir, que inclui clima, solo, micro clima e a ação do homem na produção do vinho. Vinhos produzidos com a mesma casta, sendo do mesmo clone e plantadas em lugares diferentes, gerarão vinhos não iguais. Assim é o mundo da produção vitivinícola.

 

Trouxe na bagagem, além do conhecimento e vinhos excelentes, a saudade dos mestres, da Universidade e dos colegas. Foi uma experiência ímpar, que trouxe mais aprofundamento neste maravilhoso assunto que encanta a quem nele adentra: o vinho. Novos cursos virão e em breve estaremos juntos novamente.

 

Por: Vaner  Benetti

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

BARCAROLA: Vinhos de Boutique.
BARCAROLA: Vinhos de Boutique.
Publicado: Domingo, 09 Dezembro 2018 14:01
Vale dos Vinhedos: do sonho à realidade.
Vale dos Vinhedos: do sonho à realidade.
Publicado: Segunda, 03 Dezembro 2018 14:47
A vida é estranha mesmo, mas pode ser boa!
A vida é estranha mesmo, mas pode ser boa!
Publicado: Terça, 27 Novembro 2018 02:06
MercadoSul
CNA
carnesSP
Exata
Lekao
GIL Academia