:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Podermos falar de vinhos e vinícolas, sendo essa uma paixão em nossa vida, é algo fácil e imensamente prazeroso. Além disso, podermos falar de nossas vinícolas, as brasileiras, se torna mais que prazer, visto que temos inúmeras vinícolas às quais podemos trazer a vocês a cada primeira sexta-feira de cada mês. Na viagem que fiz no mês próximo passado, tive a oportunidade de conhecer um sem número destas empresas, das maiores às menores.  Interessante dizer que são menores no sentido de tamanho da vinícola e na quantidade em produção, mas gigantes na qualidade daquilo que produzem, com tecnologia, empenho e competência naquilo que se propõem a fazer.

 

Pois bem, nessa viagem enoturística, tive a rica oportunidade de conhecer a vinícola BARCAROLA, uma empresa familiar, com foco em vinhos de guarda, bem elaborados e com uma meta bem específica: a satisfação plena do cliente. Claro que para alcançar tais objetivos, investe em conhecimento e tecnologia, além do fator humano, envolvendo aí a competência dos enólogos envolvidos, o César e o Marcelo Petroli, e também do Sr. Luiz Petroli. Toda essa gama de fatores bem integrados, resulta em produtos de alta qualidade.

 

A Barcarola está situada na antiga casa da família, junto aos vinhedos. E possui uma história muito interessante em relação ao nome. A família Petroli se origina na cidade de Cimone, Província de Trento, no norte da Itália. A família já cultivava vinhos desde 1879, mas em função da crise italiana que se instalou à época, parte da família emigrou para o Brasil em busca de novas oportunidades. Isso marcou muito a comunidade italiana, deixando saudades junto a todos. Por isso, em 1885 criaram a Barcarola, um carro alegórico em forma de barco para homenagear os que partiram para o Brasil. Percorriam as ruas de Cimone e Trento cantando canções que relembravam a emigração. Tal festa se perpetua até os dias hodiernos. A vinícola Barcarola é uma extensão desta belíssima festa, homenageando esta emigração.

 

Os vinhedos situam-se no vale Aurora, a uma altitude entre 200 e 500 metros acima do nível do mar, num total de 10 hectares plantados das seguintes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Teroldego, Lagrein, Rebo, Marzemino, Pinot Noir, Chardonnay e Moscato. Os vinhos produzidos não possuem passagem por madeira, mas trazem características muito interessantes no nariz e paladar.

 

As vendas dos produtos são feitas em um casarão de madeira antigo e rústico, com um balcão muito charmoso, onde o César me recebeu de forma muito simpática e atenciosa. Tive a oportunidade de degustar seus vinhos e espumantes, além de um licor espetacular e um vinho especial produzido ao estilo Amarone. As cepas Teroldego, Lagrein e Rebo são especialmente diferentes, pois são pouco conhecidas dos consumidores de vinhos. Particularmente fiquei impressionado com a qualidade dos seus vinhos, os quais trouxe em minha mala.

Foi um ótima experiência, pois tive o prazer de degustar vinhos de alto padrão, com boa acidez, taninos presentes e bem equilibrados no conjunto. Sem contar a ótima receptividade do César Petroli. Assim sendo, deixo essa dica de vinícola para vocês conhecerem quando forem ao Vale dos Vinhedos. Conheçam esta fantástica região e nossos vinhos. Permita-se ser surpreendido por produtos de excelente qualidade e valorize o vinho Brasileiro.

Vaner Benetti

 

Sommelier Internacional FISA WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.