:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O espumante é uma bebida muito versátil, pois apresenta diferentes tipos: moscatel, demi-séc, brut, extra brut e nature. A principal diferença entre um e outro está na quantidade de açúcar residual restante da fermentação, sendo esta fermentação produzidas por alguns métodos principais: Champenoise(tradicional), Charmat e d'Asti(moscatel). Essa diversidade permite diferentes harmonizações com os mais variados alimentos, de doces a salgados.

O vinho brasileiro no geral vem se destacando no mundo inteiro, sejam tintos, brancos, rosés ou espumantes. Sim, espumantes. Quando falamos sobre essa bebida, erroneamente chamada por muitas pessoas de Champagne ou Prosecco (só pode ser chamado de Champagne os espumantes produzidos nesta região, na França e prosecco na Itália), o Brasil aparece como destaque mundial na produção, recebendo prêmios ao redor mundo nos mais variados e conceituados concursos e feiras nacionais e internacionais. E esse reconhecimento a nível internacional pode ser medido pelas palavras do crítico inglês, Steven Spurrier, em um evento sobre espumantes do hemisfério sul ocorrido em 2014. Ele disse: “Vocês não precisam de Champagne. O Brasil tem seus próprios espumantes pra beber.” Isso nos orgulha e nos mostra a capacidade que temos na produção de vinhos e espumantes, algo que uns poucos ainda duvidam, seja por preconceito ou por falta de conhecimento.

 

O Brasil possui uma I.P(Indicação de Procedência), muito importante mundo dos espumantes. Está IP está situada em Farroupilha-RS. É a única Indicação de Procedência de espumantes moscateis do mundo. Ali são produzidos espumantes com alto padrão de qualidade com a uva moscato. São espumantes doces que os brasileiros apreciam muito. Outra IP importante é a de Pinto Bandeira, também no Rio Grande do Sul, que abriga vinhos tranquilos e espumantes pelo método tradicional (Champenoise). Possivelmente deverá migrar (ou subdividir-se) em breve para ser uma nova D.O., voltada especificamente para os espumantes finos elaborados pelo método tradicional. Estas IP's nos dão maior segurança ao adquirir espumantes, pois temos a certeza da qualidade do que teremos dentro da garrafa.

Estando no Sul no mês próximo passado, pude constatar na prática a qualidade destes espumantes, tendo a possibilidade de degustar produtos os mais variados e em diversas vinícolas. As possibilidades são inúmeras, seja para se degustar ou harmonizar com os mais variados pratos. O espumante é refrescante e combina perfeitamente com o nosso clima quente, algo que o brasileiro ainda não descobriu, pois ainda não possui uma cultura de consumo desta maravilhosa bebida.

 

Deixo aqui algumas dicas para vocês de espumantes espetaculares os quais você pode adquirir: Casa Valduga Gran 60 meses, Casa Valduga Sur Lie 30 meses, Casa Valduga Arte Brut, Cave Antiga moscatel, Brut e Glera (Prosecco), nature 60 meses Cave antiga, espumantes da Cave Geisse, Estrelas do Brasil, Casa Perini, Garibaldi, Sospirolo da Monte Reale, dentre outros.

Conheça os vinhos e espumantes brasileiros e poderá constatar a qualidade daquilo que produzimos, sem a necessidade de adquirir espumantes franceses ou italianos de preços altos e que nem sempre se reflete em qualidade. Aprenda a degustar o espumante nos momentos adequados e harmonizados corretamente. Leve em consideração também a temperatura correta da bebida. Breve falaremos sobre como harmonizar essa bebida que tem cara de festa, alegria e refrescância.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.