:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Degustar: experimentar com atenção e deleite o sabor de; saborear, provar.

A forma de se degustar de uma bebida varia de acordo com aquilo que bebemos. Algumas bebidas, como a cerveja, costumam ser consumidas de forma muito rápida, pois é necessário que esteja bem gelada, visto que em temperatura não ideal, torna-se quase que intragável. Destilados podem ser consumidos de forma natural ou acompanhados por gelo, a depender do gosto de quem a consome. Mas e o vinho, como dever ser degustado? E o que é degustação?

Como vimos no inicio do texto, degustar não apenas beber, mas sorver aquilo que se consome de forma lenta, saboreando cada momento com o máximo de prazer. O vinho é uma bebida que tem suas particularidades, trazendo odores e sabores os mais diferentes e inusitados, além dos mais comuns.

 

A temperatura do vinho é fator preponderante na hora da degustação, pois um grau a mais ou a menos trará percepções não agradáveis ao nosso paladar. Vejamos abaixo a temperatura ideal dos vinhos:

Espumantes - 6°C

Brancos - Entre 6°C e 12°C

Brancos doces - 6°C

Rosés - 8°C

Tintos leves - Entre 14°C e 16°C

Tintos encorpados - Entre 16°C e 18°C

Fortificados - Entre 16°C e 18°C

 

Um vinho tinto servido na temperatura incorreta (excessivamente gelado), se tornará muito tânico em boca e sem aromas no nariz. Quando muitos resfriados, os taninos se acentuam na boca e o vinho fica desagradável. Mas ao contrário, isto é, se estiverem acima da temperatura ideal, em especial os vinhos mais encorpados, sentiremos os mesmos muito alcoólicos, pois o álcool irá evaporar mais rápido.

Já o vinho branco, quando bebido em temperatura mais alta, ficará salgado na boca, como se tivéssemos bebendo um remédio para azia. Além disso, quando a bebida é muito gelada, acaba por anestesiar suas papilas gustativas, fazendo com que percamos a sensação de sabores das mesmas, especialmente nos vinhos, que têm ricos aromas e sabores a nos oferecer. Aliás, no verão, ainda que possamos degustar os tintos, os brancos, rosés e espumantes são mais fáceis de serem bebidos.

Então, fiquemos atentos para a temperatura do vinho, pois o que pode ser prazeroso, poderá se tornar desagradável. Quer aprender mais sobre o assunto? Se inscreva no curso de Iniciação ao Mundo dos Vinhos que acontecerá no Restaurante Sabor da Terra em 01/02/19, com degustação guiada de 5 vinhos.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.