:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá,

Eu sou Rafhaelli, acadêmica em Psicologia e estarei semanalmente neste cantinho gostoso do VIDA DIÀRIA, trazendo textos que ajudam você a conhecer um pouquinho mais sobre Psicologia, Psicoterapia, Transtornos e Síndromes mentais e o melhor de tudo, os caminhos do autoconhecimento para promoção da sua saúde. Vem comigo, se apaixonar por essa ciência pautada no acolhimento, cuidado, carinho e muito amor!

Pra que a gente possa entender melhor a proposta dessa coluna, este primeiro texto trará a definição do que é Psicologia\Psicoterapia, a quem se destina, ou seja, quem se beneficia desses conhecimentos, e como eles podem ajudar no cotidiano.

De forma bem resumida e clara, Psicologia é a ciência que estuda\trata dos estados e processos mentais do comportamento de cada um de nós. Ou seja, à maneira como interagimos com o mundo tanto físico, tanto das relações.

A Psicoterapia por sua vez é uma das técnicas utilizadas pela psicologia para auxiliar à todos que por algum motivo buscam um psicólogo. Esta técnica consiste basicamente na escuta ativa (escuta, mais observação da fala, postura, incongruências, etc) do psicólogo em relação às queixas do paciente.  Por isso, não podemos confundir aquela conversa com os amigos, com uma sessão psicoterápica. Ter amigos confiáveis é saudável e necessário para uma vida plena, mas ele jamais terá a escuta de um psicólogo.

É digno ressaltar, que na sessão psicoterápica, Você é o sujeito, ou seja, são 50 minutos onde só o que conta é Você, suas experiências e seus sentimentos em relação às suas questões sejam elas boas ou ruins. Além de ser um momento único, é só seu, ainda com a garantia de sigilo, respeito por você e seus sentimentos e isenção total do psicólogo, (isso quer dizer que quem resolve fazer psicoterapia não precisa ter vergonha de contar suas aflições, por que o psicólogo não está alí pra julgar ninguém).

Uma vez entendido o que é, agora vem a pergunta: Quem se beneficia de tudo isso? Por ser uma prática voltada para o acolhimento e cuidado, está indicada a qualquer pessoa que esteja sofrendo por algum motivo. Um luto difícil de ser superado, o término de um relacionamento, dificuldade de relacionamento familiar e\ou social, traumas, dificuldade em tomar decisões, conflitos internos, entre tantos outros; e também para àqueles que buscam o conhecimento de si. Se você está sofrendo por algum motivo, a psicoterapia é pra você também.

Então, vamos acabar com esse preconceito de que psicólogo é “médico de doido”, psicólogo nem medico é. Ele é um profissional capacitado e qualificado para te acolher sempre que você precisar.

Até a próxima semana pessoal!

 

Rafhaelli Aparecida Cao

Licenciada em História(FUNCAB)

Pós-graduada em: Filosofia e Sociologia, Docência do Ensino Superior, (FaSE)

Acadêmica de Psicologia(Pitágoras)

 

Podem mandar sugestões e tirar dúvidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ou pelo Instagram: @adoravel_psyque

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.