:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Prêmio Castro Alves de Literatura, que chega à 3ª edição, teve a relação dos vencedores da versão externa, categorias Poema e Crônica, divulgada no início desta semana. O concurso literário é realizado pela Academia Teixeirense de Letras (ATL), que eu tenho a honra de presidir e ser titular da Cadeira 01.

Tanto na categoria Poema quanto na categoria Crônica, tivemos duas mulheres vencedoras – Cristiane Passos Cordeiro e Mayara Mutti –, sobre as quais farei uma breve apresentação.

 

Cristiane Passos, que ficou em 1º lugar com o poema “Mulher”, é natural de Caravelas/BA e define o ato de escrever como uma paixão e uma necessidade. “Derramo a punho sorrisos, lágrimas e toda minha criatividade”.

A jovem confessa que descobriu a poesia ainda na infância, mas só recentemente tomou consciência da importância da arte em sua vida. Essa atitude a ajudou a valorizar mais suas criações, a acreditar que possui um dom e, portanto, a cuidar de modo especial das produções, não mais descartando seus textos assim que os produzia. Em vez de amassar e jogar fora, passou a valorizar suas criações.

Aquela menina que, antes, chegou a se interessar por instrumentos musicais, como teclado e violão, hoje sabe que tudo isso continua iluminando seus caminhos na vida adulta. Afinal, a menina que, aos 14 anos, brilhou ao criar a bandeira do recém-emancipado município de São Francisco do Brejão/BA, hoje, aos 37 anos, recém-completados, é premiada pelo belíssimo poema “Mulher”. Especialmente por ser uma poeta feliz e baiana.

 

Mayara Mutti levou o 1º lugar, na categoria Crônica, com o belo texto “Sobre cores, palavras e amor”.

Ela é psicóloga, com especialização em saúde mental, cursando atualmente mestrado em psicologia. A rigor, Mayara ama se (in)formar e fazer psicanálise. Permanentemente.

Seu envolvimento com a poesia e com a crônica remete ao passado, de sorte que manteve um blog, no qual publicou seus primeiros textos, e escreveu também para eventos escolares. Atualmente, a jovem posta suas produções no Instagram.

Das crônicas, Mayara resolveu experimentar os contos, que são um gênero literário mais denso e sofisticado, do qual está gostando muito, até porque envolve desafio. Do lado de cá, aproveitamos a oportunidade para desejar boa sorte à jovem e, claro, parabenizá-la pela merecida conquista na 3ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura.

Dizer mais o que a quem está “se reconectando com o desejo de escrever” e que lhe faz tão bem? Apenas isto: parabéns!

 

Por: Almir Zarfeg

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.