:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Conforme o fazemos todo inicio de mês em nossa coluna, o assunto a sempre é uma vinícola, em especial as vinícolas brasileiras, possibilitando ao leitor, enófilo ou não, conhecer nossos produtores e seus produtos, valorizando assim o vinho brasileiro e colocando-o no lugar onde merece estar. Sim, nossos vinhos e espumantes merecem destaque no cenário mundial. Temos qualidade em tudo o que produzimos, e nossos vinhos não são diferentes. No último curso de vinhos que ministrei, dei ênfase ao vinho brasileiro. A degustação foi às cegas e quando perguntava sobre a origem dos vinhos, me respodiam França, Itália, etc. Poucos diziam ser do Brasil e se surpreendiam quando eu revelava a garrafa. Neste mês, veremos mais uma dessas vinícolas brasileiras que nos proporcionam degustar vinhos de qualidade.

Quando falamos em vinícolas nacionais, logo pensamos em Bento Gonçalves, onde há uma grande concentração de vinícolas no Vale dos Vinhedos. Já a Quinta Don Bonifácio encontra-se localizada em Caxias do Sul-RS.

 

O empreendimento nasceu no ano de 2000 com a implantação do Vinhedo Santa Lúcia e do Vinhedo São Francisco, ambos cuidadosamente planejados para se obter os melhores frutos da região. A vinícola foi fundada em 2006 e a vinificação se iniciou em 2007. É uma vinícola familiar, e foi fundada pelos Vergani. O nome provém do avô, o Senhor Bonifácio Vergani, que também vinificava. Nos dias atuais, a vinícola é comandada pelo Senhor José Vergani, responsável pelos vinhedos, por Marina Libardi, que atua na área comercial e por Gonçalo Libardi, que cuida da parte enológica da produção.

Possuem 60 hectares de vinhedos e produzem as seguintes castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pétit Verdot, Ancelotta, Syrah, Refosco, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon, Viognier, entre outras. O processo produtivo acontece da forma mais moderna possível, focando na laboração de vinhos finos e espumantes que demonstrem o que há de melhor no terroir da região.

 

Possuem duas linhas principais de produtos no seu portfólio, a linha Quinta Don Bonifácio, que compreende vinhos e espumantes e são a linha de entrada da vinícola. A linha Habitat apresenta vinhos e espumantes mais complexos em sua elaboração. Possuem também vinhos reserva e tinto suave.

A linha Quinta Don Bonifácio nos apresenta vinhos frescos e jovens, muito bem elaborados e de ótima qualidade. São ótimos vinhos para quem está iniciando neste mundo e não perdem em nada pra qualquer importado. Na verdade, diria que são bem superiores a importados e com excelente custo-benefício.

 

A linha Habitat nos traz grandes vinhos, complexos e aromáticos, com grande equilibrio entre álcool, acidez e taninos. A madeira se faz presente, mas de forma balanceada, sem agredir o paladar. No mês passado degustei o Merlot 2008 da linha. Extremamente elegante. O Alta Gama é o destaque da linha Habitat, um vinho de guarda, elaborado com 7 castas. A linha reserva apresenta um Tannat 2008 e um Refosco que são espetaculares.

Quando forem ao Sul do país, permitam-se conhecer mais essa vinícola brasileira, com produtos de qualidade, onde o esforço e amor de uma família são empreendidos na elaboração da bebida que tanto amamos.

 

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR

WSET 1

WhatsApp: 9 9991-9921

Instagram: @vanervinhos

Facebook: vanervinhos

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.