:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Um jantar excelente costuma sempre terminar em uma fantástica sobremesa. Assim como entradas e pratos principais devem ser bem harmonizados com os vinhos, as sobremesas não são diferentes. E aí talvez você me pergunte: Vaner, existem vinhos para se harmonizar com sobremesas? E eu te respondo que sim, existem e não somente de um tipo. O certo é que se a sobremesa não for bem harmonizada, assim como nos pratos principais, a experiência gustativa de ambos poderá ser desastrosa.

É importante ressaltar que na harmonização de sobremesas com vinhos, o vinho deve ser mais doce que a sobremesa ou no mesmo nível de doçura. Também podem ser bebidos como aperitivo antes ou depois das refeições. Esse tipo de vinho, por ser doce, pode ser visto como um vinho de má qualidade, o que não é verdade. Não confunda vinho doce de sobremesa com vinho suave, que é produzido com uvas de mesa, as Vitis Labrusca. Vinhos doces de qualidade são elaborados a partir de uva finas, as Vitis vinífera, e com processos extremamentes complexos.

 

Podemos dividir os vinhos de sobremesa em algumas categorias: os vinhos fortificados, os Late Harvest (colheita tardia), vinhos botritizados, espumantes Demi-séc, Moscatel e ainda o Ice Wine (vinho do gelo). Vejamos então quais tipos de vinhos de sobremesas existem e as melhores harmonizações para cada um dos mesmos.

Fortificados: Os vinhos fortificados compreendem todos os que levam adição de álcool vínico na sua produção. O processo de fermentação é interrompido quando se adiciona o álcool vínico. Isso faz com o o grau alcoólico aumente, matando as leveduras e permitindo assim um alto teor de açucar residual no vinho. Os mais famoso fortificados que existem são: Portugal: Vinho do Porto, o Madeira e o Moscatel de Sétubal; Na Espanha temos o famoso Jerez PX, o Jerez Pale Cream e ainda o Jerez Oloroso; Na Itália você poderá degustar o Marsala e na França o Banyuls. Você poderá harmonizar estes vinhos com frutas secas, tortas de avelã ou nozes e ainda com um chocolate meio amargo.

 

Colheita Tardia (Late Harvest): Como o próprio nome indica, estes vinhos são produzidos com uvas colhidas tardiamente. Seu processo de amadurecimento é levado ao extremo, fazendo que ela venha a perder liquido. Perde-se liquido, mas concentra-se açucar e acidez. Podemos ter vinhos brancos e tintos, mas normalmente os brancos são mais comuns. São vinhos frescos e com ótimo equilibrio entre esse o frescor e a doçura dos mesmos. Podem ser harmonizados com queijos azuis (experimente associar uma geléia de abacaxi com o queijo), queijos moles (Brie), ou mesmo como aperitivo.

Vinhos Botritizados (Podridão Nobre): Estes vinhos são produzidos com uvas que são atacadas

por um fungo chamado Botrytis Cinerea. Ele perfura a casca da uva, mas a polpa se mantém em perfeito estado. Há perda de água e aumento de acidez e viscosidade. São vinhos de alto preço, mas muito elegantes e extremamente requitados. Os mais famosos são o Sauternes, na França e os Tokaj, na Húngria. Harmonize com queijos azuis e sobremesas muito doces.

 

Espumantes: Aqui podemos colocar os espumantes moscatéis e demi-séc. O demi-séc possui entre 33 e 50 gramas de açucar por litro e o moscatel acima de 50 gramas. Possuem como característica serem frutados e florais. Podem ser harmonizados com vários tipos de alimentos, tais como: canapés, salgadinhos em geral, mousses, bolo, etc. São muito utilizados em festas, mas podem ser tomados bem informalmente, na praia ou na piscina.

Ice Wine: De origem alemã, o vinho do gelo é de dificil acesso, não muito produzido e de preço bem elevado. As uvas devem ser colhidas em temperaturas entre -8 e - 10º C. O maior produtor hoje é o Canadá, mas Alemanha, Suiça e Áustria são produtores deste produto fantástico. Pode ser degustado sozinho como sobremesa, mas frutas frescas, queijos azuis e patês também podem ser excelentes acompanhamentos.

Então agora você poderá harmonizar suas sobremesas com deliciosos vinhos doces.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR

WSET 1

WhatsApp: 9 9991-9921

Instagram: @vanervinhos

Facebook: vanervinhos

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.