:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Muitas mulheres se dizem co-dependentes ou ainda dependentes emocionalmente de alguém, usando esses termos como sinônimos. Saibam que não são. Muito embora o co-dependente necessite do dependente pra existir, eles em nada tem a ver em significado com o outro.

Calma! Vou explicar melhor isso.

 

Dependente emocional

Como já disse o poeta, Jonh Donne, “nenhum homem é uma ilha”, logo, é natural que sejamos ligados emocionalmente a outras pessoas. Amigos, parentes, colegas, conhecidos, de algum modo, nos ligamos às pessoas, a algumas mais que outras, e isso é absolutamente natural.

Todos precisamos de uma conexão emocional verdadeira com o entorno desde mais tenra idade para crescermos seguros, amados, autoconfiantes, capaz e emocionalmente saudáveis.

Assim, nos preparando para a manutenção das relações de forma funcional. A conexão emocional e recíproca nos completa enquanto seres.

No entanto, existem alguns de nós que por algum motivo, a chavinha dessa conexão verdadeira, lá na infância não foi ligada, e trouxe características opostas às citadas acima, portanto, no momento que se afinizam, e se ligam emocionalmente a alguém, o fazem de forma a tentar suprir esse vazio deixado e com isso, passam a depender dessa pessoa quase que como uma droga.

A pessoa nesta condição, busca este senso de segurança (que todos deveríamos ter dentro de nós) fora, no outro; fazendo dele (que pode ser o marido, o filho, o namorado, o pai, a mãe, a avó, enfim, qualquer pessoa) o centro do seu mundo.

O dependente, aponta seu senso de direção pra fora, ele não respeita a si, às suas vontades, à sua essência. Tudo gira em torno do ser “amado”, daquele ao qual ele acredita não conseguir viver sem.

E essa forma disfuncional de viver as relações leva a uma experiência pautada na desconfiança, sacrifício, sentimento de culpa, medo, vergonha, insatisfação.  Dessa forma, o dependente só sente que a relação pode ser verdadeira, quando:

Recebe a aprovação de terceiros, correspondendo às expectativas dos outros, mesmo que para isso ele se torne quem querem que ele seja;

Faz os outros se sentirem bem;

Diz “sim” a tudo e a todos;

Está na companhia dos outros ou de quem é importante para ele e com isso se sente completo;

Alguém precisa dele, pra que ele se sinta indispensável;

O seu mérito precisa ser reconhecido para com isso se sentir validado o tempo todo;

Ou seja, o dependente só é capaz de se concentrar na própria vida e nos seus próprios projetos quando os seus relacionamentos estão indo bem, e para ir bem, ele precisa estar dentro das expectativas que ele pensa que criaram sobre ele. Imagina que exaustivo viver assim.

Se você se identifica com essas características e sente dependente a ponto de sufocar a própria individualidade e achar que não consegui enfrentar a vida sem o outro. Procure ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar e contribuir para o processo de conquista da sua independência emocional. Acredite: fazer terapia é libertador!

 

Rafhaelli Aparecida Cao

Psicóloga CRP 03\19129

Bacharel em Psicologia (Pitágoras)

Pós-graduanda em: Psicologia Sexual (FDA)

Agendamentos pelo telefone : 73 999883272

Sigam lá no instagram: @adoravel_psyque

Dúvidas e\ou sugestões no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.