:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Em meio a tantos tipos de vinhos que temos no mercado, saber como cada estilo de vinho é produzido é algo complicado. São inúmeras as opções e dos mais variados tipos. Claro que nenhum enófilo é obrigado a saber isso. O mais importante sempre será ter prazer na degustação do vinho, não importa de qual tipo ele seja ou se você é um conhecedor de vinhos ou não. Vamos falar um pouco hoje sobre vinhos frisantes, que agrada aos mais variados paladares.

O vinho frisante tem suas origens na Itália, proveniente da Emilia-Romagna, uma região localizada no norte da Itália considerada uma das mais antigas do país. Foram encontrados vestígios de cerca de mil anos atrás deste vinho, também chamado de Lambrusco. Pode ser produzido com uvas tintas ou brancas, sendo tintos, brancos e rosés. Seu processo de produção se assemelha ao espumante, com algumas diferenças. Passa apenas por uma fermentação (o espumante passa por duas) e a quantidade do gás carbônico é cerca de metade da quantidade encontrada nos espumantes. Em alguns vinhos, esse gás carbônico é introduzido no momento da fermentação alcoólica de maneira artificial.

 

Outra característica do frisante é que o mesmo possui cerca da metade do gás carbônico (1,1 a 2 atmosferas de pressão), encontrado nos espumantes e para ser considerado um vinho frisante, deverá conter um volume de álcool entre 7 e 14%, além da própria quantidade do gás já dito anteriormente. Mas os frisantes italianos, os Lambruscos, possuem graduação normalmente entre 10,5% e 11%. Todo vinho Lambrusco é frisante, mas nem todo frisante é um LAMBRUSCO.

O vinho frisante Lambrusco (nome da uva principal usada na produção, com cerca de 85% mais 15% de outras variedades especificas), possuem Denominações de Origem importantes na Itália:

 

- D.O.C. Lambrusco Salamino di Santa Croce;

- D.O.C. Lambrusco di Sorbara;

- D.O.C. Lambrusco Grasparossa di Castelvetro

A D.O.C Modena e a D.O.C. Reggiano também são produtoras de frisantes da uva Lambrusco. Com regras mais flexíveis, existem também as I.G.P. (Indicação Geográfica típica), na Emilia-Romagna e na Lombardia. Possuem as seguintes classificações quanto ao teor de açúcar: Secco, Semisecco, Amabile ou Doce.

Algumas pessoas erroneamente acreditam que estes vinhos são de má qualidade, mas se enganam. Apesar do estilo que mais caiu no gosto do brasileiro ter sido o mais adocicado, existem os vinhos secos, sem doçura pronunciada e com boa acidez.

É um vinho frutado, jovem, fácil de beber, com preço acessível, não safrados e que possuem também um dia para sua comemoração, o dia 21 de junho.

Harmonizam bem com vários tipos de alimentos, e por essa razão é considerado um coringa no momento de harmonizá-lo. Podem ser harmonizados com queijos leves, patês, embutidos e até mesmo frutas, como nozes. Se for servido no almoço ou jantar, opte por peixes grelhados, camarão, sushi e ceviches. É também um acompanhamento perfeito para salgados ou pizzas.

Então, fique à vontade para degustar seu frisante e tenha uma excelente degustação.

 

Vaner Benetti

Sommelier Internacional FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.