:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Se fôssemos conceituar o termo, em suma, seria ter responsabilidade com os sentimentos daqueles que te cercam. E isso não significa que você precise sucumbir às vontades dos outros, na verdade, é o oposto, quando você age com responsabilidade afetiva demonstra que você está tão conectado com seu Eu que você é capaz de deixar claro quais são suas intenções naquela relação (tanto de doar, quanto de receber), e colocar de forma transparente o que é possível de reciprocidade e o que não é.

Quando você age dessa forma, você demonstra para o outro respeito por seus sentimentos, pelo seu direito de escolha de aceitar suas condições e ficar ou, de decidir ir embora porque o que você tem para oferecer não é o suficiente para aquela pessoa.

E se propor a agir assim, pode te levar a uma grandeza de caráter, que talvez muitos jamais experimentem, sem contar à conexão real que se cria entre pessoas que estão dispostas a interagir com a verdade daquilo que sentem. A cumplicidade que uma relação vivenciada na verdade cria, é mais forte que o próprio amor erótico.

O vínculo criado a partir da cumplicidade da verdade, do entendimento real dos significados dos atos e dos discursos, são fortes alicerces para relações sólidas e duradouras.

Portanto, pratique essa responsabilidade com os sentimentos alheios e exija a mesma responsabilidade com os seus.

Tenhamos a coragem de sair de cena quando aquela persona não lhe servir mais. Tudo bem você descobrir que não gosta mais de alguém, mas seja sincero, não empurre com a barriga pra ver se a pessoa nota e termina, diga, verbalize, desenhe se for o caso, mas comunique ao outro com verdade.

Ninguém merece um coração partido, as pessoas não são descartáveis, sexo casual só é bom quando os dois querem. Não finja estar apaixonado só porque quer transar, seja claro sobre suas intenções. E acima de tudo, aja em congruência com o que diz.

Não adianta dizer em alto e bom som que só quer sexo e levar pra conhecer a família, não adianta dizer que não tem sentimento, e todos os dias enviar uma mensagem de bom dia cheia de coraçõezinhos. Entende?! Comunique suas intenções e aja de acordo com elas.

Responsabilidade afetiva não é ser obrigado a corresponder ao primeiro que se apaixone por você, responsabilidade afetiva é ser claro, verdadeiro, transparente, sem iludir, sem falsas promessas, sem criar expectativas, sem entrelinhas e subentendidos, sem fazer joguinhos de conquista que colocam o outro em situação de dúvida, ansiedade, rejeição ou abandono.

Deixo aqui a seguinte pergunta: Você está sendo responsável afetivamente? Estão sendo responsáveis com seus os afetos?

Se a resposta for não para essas perguntas, reflita se não é hora de procurar ajuda para lidar melhor com seus amores.

 

Rafhaelli Aparecida Cao

Psicóloga CRP 03\19129

Bacharel em Psicologia (Pitágoras)

Pós-graduanda em: Psicologia Sexual (FDA)

Agendamentos pelo telefone : 73 999883272

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.