:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Vamos fazer aqui e agora o elogio da renovação, que não precisa ser carismática, mas que seja física e mental, por dentro e por fora, holisticamente.

E nem precisa ser uma transformação abrupta, repentina e radical, cujos efeitos levem o indivíduo a ser confundido com alguém que acaba de sofrer uma intervenção cirúrgica plástica que camufla o ser no não-ser...

Pelo contrário, que essa renovação aconteça com tranquilidade, de maneira até imperceptível, com pequenas mas importantes conquistas para a pessoa. Lembram do efeito borboleta? Pois é. Essa mudança venha assim, como quem não quer nada, mas querendo, e que, sobretudo, traga ganhos efetivos, qualidade de vida e de espírito.

Pensando bem, essa renovação – que não é carismática – aconteça após um banho de chuva ou, quem sabe, após um mergulho no rio Itanhém, no Oceano Atlântico ou mesmo na piscina do Club Jacarandá... Tibum, e o indivíduo sai das águas completamente modificado. Isso. A impressão é que, agora, o cabra ostenta uma auréola angelical sobre a cabeça.

Que essa ressurreição – que não precisa ser cristã – nos surpreenda a qualquer hora do dia ou da noite. Você vai passando pela rua da Pituba, ali nas imediações da rua Águas Claras, nas proximidades da Academia Sport Center, e senão quando... você se encontra na situação-limite em que, sem explicações, descobre que precisa dar um novo rumo à sua vida... A partir de hoje, d'agora, vou ser uma pessoa melhor... E até escuta, não se sabe donde, um fiapo de voz lhe assoprando na orelha direita a frase-sussurro: "It's getting better".

Que essa vida nova, preste atenção, aconteça após um longo e revigorante trago... (a natureza desse pequeno vício fica por conta de vocês, que são curiosos por natureza, com perdão do trocadilho). Afinal, o cronista não está aqui para meter o bedelho na vida privada de ninguém. De maneira que o suposto vício, por milagre, se metamorfoseie em virtude... Eis que surge um novo homem ou uma nova mulher!

Esse recomeço... hum, que coisinha mais linda, se dê num piscar de olhos, como numa epifania, um acontecimento mágico e extraordinário. Tipo assim: o indivíduo se dirige à Padaria Pão Gostoso mas, em vez de pães franceses, se surpreenda carregando ovos de ouro; a mesma pessoa vai comprar farinha na feira livre de sábado mas, na volta para casa, sente a mágica, a vibração, o inexplicável: a farinha de sempre, banal e neve, se transforma em uma pomba branca que voa até se perder na imensidão azul.

Que seja inverossímil, absurda e improvável esta crônica. No entanto, meu caro internauta, ninguém está aqui para empurrar feijão com arroz, lugares-comuns, promessas safadas... Chega de pão-pão/queijo-queijo. Mais ânimo, alma e animação nisso, minha gente.

Pois é Páscoa – que nem precisa ser cristã ou pagã no sentido estreito da palavra –, mas que seja de renovação. São os votos da família zarfeguiana!

 

Por: Vida Diária / Almir Zarfeg

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.