:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Estamos chegando mais uma vez ao fim de um mês, o mês de junho, com o início do inverno e o fim do primeiro semestre. Essa época é ainda melhor para o consumo do vinho, em especial o tinto, pois o frio do inverno nos convida às taças. Pensando sobre o que escrever para finalizar o semestre, me veio à mente um vinho ainda pouco conhecido pelo público em geral, o vinho laranja. Não, este vinho não é produzido com laranjas, pois como expliquei aqui antes, vinho é feito de uvas e tão somente de uvas. No mundo vitivinícola sempre aparecem novidades e modismos, que muitas vezes desaparecem tão rápido quanto seu surgimento. Mas algumas coisas acabam ficando. Creio que o vinho laranja é um exemplo disso. Amado por uns e odiado por outros, vamos aprender um pouco sobre ele.

 

O vinho laranja, ou âmbar, como gostam de chamar assim os que o produzem, teve sua alcunha em 2004, quando um importador inglês assim o chamou. O que define o vinho como laranja é a sua forma de vinificação, que se assemelha à técnica usada para os tintos, quando o suco extraído das uvas brancas fica em contato com a casca durante um período, adquirindo assim a cor laranja ou âmbar. Essa cor é oriunda de polifenóis existentes na casca da uva.  A descrição deste vinho caminha por termos como “viscoso” ao invés de vinhos densos ou de um bom corpo.

Essa metodologia de vinificação é oriunda da Geórgia, há cerca de 8 mil anos atrás, quando as uvas eram colhidas sobre maturadas e colocadas em cachos inteiros, inclusive com o engaço, em ânforas de terracota (chamados de Kvevris), em formato de ovo e revestidas internamente com uma resina (cera de abelha), que eram enterradas no solo para manutenção de uma temperatura mais baixa. Essa baixa temperatura faz com que o processo de fermentação se torne muito mais lento e pode ser de semanas ou meses. Claro que isso vai depender das cepas selecionadas, do recipiente usado e daquilo que o enólogo deseja produzir.

 

Essa metodologia de produção foi resgatada no início deste século pelo polêmico e controverso enólogo, Josko Gravner, conhecido como o “papa” dos vinhos laranjas.  Reside no extremo norte da Itália, quase fronteira com a Eslovênia, onde tem metade dos seus vinhedos de Ribolla Gialla, Chardonnay e Pignolo, esta última rica em taninos. Prefere que seus vinhos sejam chamados de âmbar. Diz: “Meu vinho é âmbar. Vinho laranja é vinho estragado.” “O vinho é uma questão de filosofia e não de enologia”, acredita Gravner.

 

O vinho laranja é caracterizado, além da cor, pela acidez latente, frescor, presença de taninos, pois há contato com a casca, perfume transbordante, elegância e sabor marcante. Também é característica marcante destes vinhos, o preço, que chegam fácil a 300 reais ou mais. A temperatura ideal para consumo é de 7 a 12º graus para vinhos laranjas mais leves entre 12 e 14º para vinhos mais estruturados, com maceração mais longa. Pode ser harmonizado com massas, peixes como atum e salmão, cordeiro e ainda com uma bela Paella. Quando tiver a oportunidade, deguste um vinho laranja e tire suas próprias conclusões. Bom inverno e ótimos vinhos a todos!!!

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.