:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Se eu te dissesse que aprendemos muito nos piores momentos da nossa vida você acreditaria? Pra que você acha que servem os problemas que enfrentamos? O que você pensa cada vez que a vida te dá uma rasteira?

Eu quero mostrar pra você aqui e de um jeito bem rápido duas coisas que vc precisa fazer para reverter essa situação.

São muitos os estudos e   relatos de pessoas que deram uma guinada na vida depois de acontecimentos difíceis que elas passaram. Não há dúvidas de que o sofrimento humaniza e amadurece as pessoas. Afinal, pra que serviria os desafios se não fossem os grandes aprendizados oriundos deles.

Por isso é que o grande pulo do gato é se perguntar e responder- como eu posso me transformar em uma pessoa melhor passando pelo que estou passando?  

A primeira é - acredite em você. Procure não chamar de problema o que você está passando, chame de desafio. Todo desafio pressupõe superação e aprendizado. Controle sua mente de modo que ela não desvie o foco para lamentações e vitimismo. Pergunte a si mesmo - o que estou precisando aprender com esta situação e veja o que surge dentro de você. Tenha calma, espernear, xingar e culpar os outros não vai trazer alívio, ao contrário você pode acabar criando mais problema. 

A segunda é a autossugestão, você já ouviu falar sobre isso? São pensamentos diálogos internos, críticas, julgamentos e comparações que fazemos o dia inteiro dentro da nossa cabeça sobre nós mesmos. Sabe aquela vozinha diabólica que te chicoteia dia após dia, pois é. Aliás é esta autossugestão negativa que faz com que você não acredite em si mesmo.

A construção de uma vida cheia de medo, de dúvida e desamparada acontece não porque nascemos assim, mas porque aprendemos, por alguma razão existencial, que não éramos bons e capazes o bastante e aí passamos a acreditar e a reforçar isso a cada dia.

Felizmente temos como mudar este padrão negativista de pensar sobre nós mesmos, construindo um novo modo de ver o mundo, interrompendo o fluxo negativo e colocando o positivo como substituto. Com a autossugestão positiva e com a prática contínua de uma ideia, um objetivo positivo com foco e determinação novas conexões neuronais positivas irão se formar e fortalecer enquanto as antigas irão perder a sua força.

Tenha fé de que tudo pode ser diferente e ainda melhorar muito mais, afinal a vida nos coloca diante de vários desafios. A vida é o que é. As situações são fatos que podem ser encarados de diversas formas. Se você se entregar a esta situação e entrar em um buraco sem fundo de lamentações, culpando a vida, as pessoas e tudo a sua volta sem achar que você é o grande responsável pela realidade existencial em que se encontra, é porque você está se deixando levar pelas circunstâncias como se fosse uma vítima.

Não pense você que seja fácil fazer isso que estou sugerindo aqui.  Não foi fácil pra nós começar a andar quando éramos bebes, não foi fácil aprender a ler, a escrever. Não é fácil, mas se você quer promover alguma mudança em sua vida deve haver um início, um engatinhar. Por isso só a persistência, o foco e a determinação serão seus grandes aliados nessa jornada de transformação e autoconhecimento.

 

Até a próxima semana!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.