:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Começamos mais um mês. O segundo semestre avança para o segundo mês. O frio se faz presente. A estação é por demais propícia ao consumo de vinhos. E conhecer novos vinhos e vinícolas é uma ótima oportunidade para ampliarmos nossas experiências ao paladar. E ainda que tenhamos nossas preferências, eu tenho as minhas, estacionarmos em apenas um vinho ou determinada vinícola, é deixar de ampliar nossos horizontes e não nos permitirmos ao novo, a novas experiências sensoriais e prazerosas. Para muitos, o novo assusta. Para mim, o novo atrai. E se permitir a novos e diferentes vinhos nos traz agradáveis surpresas.

E claro, como sempre faço no início de cada mês, vamos conhecer mais uma vinícola. Uma vinícola brasileira, é claro. Mas esse mês estaremos viajando não para o Rio Grande do Sul, mas para um estado que tem se apresentado com vinícolas muito interessantes.

 

Nova Veneza é uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina, com cerca de 15 mil habitantes. É considerada a capital nacional da gastronomia italiana no Brasil. E é de lá que vem essa vinícola, a Casa Savoia, a qual vamos conhecer um pouco neste artigo.

A Casa Savoia está localizada no centro de Nova Veneza e produz vinhos com uvas cultivadas na serra gaúcha e/ou catarinense. Além da produção de vinhos, tem como objetivo disseminar o conhecimento de vinhos finos, através de cursos e degustações, inclusive jantares com degustações, específicos para a sua demanda. O projeto da vinícola foi iniciado em 2011 e inauguração se deu no dia 12 de setembro de 2014.

 

A vinícola é fruto da ousadia das famílias Gava e Citadin, através dos sócios Altanir, Durci, Galdino e João Paulo, que querem ajudar a cidade de Nova Veneza ser reconhecida não somente pela gastronomia, mas também pela produção de vinhos. A vasta experiência dos sócios, nas áreas agronômica, tecnologia de alimentos, química, engenharia, degustação de vinhos e marketing são os pilares do sucesso deste empreendimento.

Produzem espumantes, vinhos brancos e tintos, trabalhando com uvas Pinot Noir, Chardonnay, Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon. Além da produção de vinhos e espumantes, promovem cursos rápidos com 3 horas de informação sobre vinhos do mundo, incluindo degustação de 5 vinhos da Casa. Também promovem degustações e jantares harmonizados para grupos de pessoas, bastando agendar com a vinícola, verificando preços e quantidade mínima de participantes.

 

Para um dos sócios do grupo, Altanir Gava, “O vinho é um elemento agregador e o brasileiro está cada vez mais interessado em descobrir seus segredos, ávido por mais conhecimentos e momentos de confraternização”. A Vinícola é fruto do sonho dos filhos de Mário Gava em manter a família unida. O nome é oriundo da matriarca da família, Savoia Amboni.

Uma vinícola ainda jovem, mas que nasceu do sonho de homens empreendedores, que com coragem e paixão pelo vinho e pelas famílias, quiseram agraciar sua cidade com este belo projeto, que valoriza e enriquece o turismo da cidade. Mais uma vinícola para conhecermos e novos vinhos para degustarmos. O Brasil avança cada vez na produção de vinhos e temos a oportunidade de conhecer e difundir o nosso vinho por todo o país.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR

WSET 1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.