:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá amigos tudo bem?

Esta semana o Brasil acompanha a mobilização da greve geral marcada para sexta-feira dia 28 de abril e que tem como principal reinvindicação a proteção aos direitos trabalhistas e da previdência. No entanto apesar do tamanho esforço das centrais sindicais, dos movimentos sociais e de diversos setores trabalhistas, ainda há quem faça brincadeiras de mau gosto com toda essa mobilização e pior ainda essas brincadeiras vem de trabalhadores que gozam dos direitos trabalhistas e da previdência conquistadas por esses movimentos e sindicatos.

Um cidadão assalariado que recebe 13º, férias, usa o FGTS, cumpre uma determinada carga horária ou escala de serviço fazer piadas ou debochar de um movimento tão sério quanto esse, demonstra o nível de alienação de parte da população brasileira em relação a sua própria condição.

Esses direitos citados acima foram conquistados com muita luta, suor e sangue, pois muitos trabalhadores morreram lutando por uma jornada justa de trabalho e por um salário digno e esses trabalhadores sequer são conhecidos pelos que hoje usufruem dessas conquistas.

Os sindicatos são ferramentas essenciais para que haja um equilíbrio na relação entre empregados e empregadores, se não houvesse os sindicatos para mediar essa relação as condições de trabalho seriam degradantes como eram no período da inicio da revolução industrial.

Quando houve a mudança de feudalismo para o capitalismo, os cidadãos europeus se mudaram em massa do campo para a cidade, pois o modelo econômico os obrigou a esse êxodo, afinal a antiga forma de viver sob a tutela de um senhor já não existia mais e os modos de produção também mudaram.

Assim o trabalhador do século XIX se viu morando numa cidade, sem qualificação, trabalhando até 16 horas por dias, passando fome, sem um valor fixo de ganho e muitos sendo mutilados pelas máquinas, quando não morriam no trabalho.

Quando esses acidentes aconteciam o trabalhador era mandando embora e colocava-se outro com o corpo inteiro e continuava a produção, aquele que perdeu o braço, a perna a mão, ficava excluído do mercado de trabalho, sem nenhum direito e acabava morrendo de fome.

Foi a partir desse cenário que começam a surgir os primeiros movimentos de luta pelos direitos dos trabalhadores e assim o surgimento dos primeiros sindicatos. Nessas movimentações muitos perderam suas vidas lutando pela aprovação de leis trabalhistas que hoje estão ameaçadas no Brasil, caso a população continue aceitando a imposição do governo em acabar com elas.

Quando a sociedade enfim se mobiliza aparecem cidadãos despolitizados e desprovidos de qualquer consciência e começam a ridicularizar movimentos que garantiram a sustentação de seus familiares, amigos a sua própria e a de seus filhos.

Por isso a politização da população é tão importante, pois quando os governantes ou qualquer outro grupo tentarem atacar os seus direitos, a população estará atenta e saberá se posicionar, mesmo que a mídia tente lhe convencer do contrário.

Por: Flavio de Campos Barbosa

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.