:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Hoje eu acordei querendo ser um Uber! Não ria por favor! Sabe aquela sensação de que seus esforços não estão trazendo os resultados que você está buscando? Não estou falando de dinheiro ou de reconhecimento pelo meu trabalho clínico. Falo de foco, de objetividade, de clareza. Como seria mais fácil ser um Uber! A falta de objetividade e foco drenam muito minha energia, impressionante isso. Acordei cansada como há muito tempo não acontecia. Será que estou descendo ladeira abaixo rumo à minha velha e conhecida depressão já a tanto tempo controlada? Desde que recebi o convite para dar duas palestras sobre suicídio e depressão para uma turma de adolescentes e depois para os pais destes adolescentes eu venho trabalhando nelas sem sucesso. Já estou no quarto powerpoint e ainda não fechei a Gestalt necessária para considerá-las pronta. Ausência total de foco, de clareza com ideias pulando de galho em galho.  Fico me perguntando... será o tema da palestra que está mexendo comigo, relembrando minha história de desentendimentos com minha mãe, da saída do meu pai de casa quando eu ainda era uma menina? Ontem encontrei centenas de fotos de filhos, pais, famílias tristes e com problemas de relacionamento. Expressões depressivas, desesperadas e tão cheias de vazio. Será que tudo isso faz com que eu não tenha foco, não consiga a objetividade que eu preciso para estruturar uma palestra? Afinal, nós somos assim. Há coisas que tocam em nossos pontos fracos e por mais que você já tenha ido e voltado lá e entendido e ressignificado tudo, parece que fica uma sensibilidade, um dolorimento.

Pois é, estou aqui fazendo suposições e sem certeza de nada. Mas que um Uber seria mais fácil isso seria! Eu não teria que enfrentar metade dos desafios que minha profissão e o compromisso com meu desenvolvimento pessoal, intelectual, sensibilidade e empatia exigem de mim para estar diante do outro que me procura, passando por coisas tão difíceis de serem enxergadas e enfrentadas. Longe de mim supor que vida de Uber seja fácil e sem desafios.  A questão é que tudo aquilo que representa algo que não seja o foco de nossa dor e estresse sempre vai parecer mais fácil de se fazer ou de se enfrentar. Deve ser por isso que muita gente fica pulando de galho em galho sem se fixar em lugar nenhum.  Mas isso é tema para outro artigo.

Quem falou que crescer é fácil? Tem hora que a vida aperta de uma tal forma que desistir disso seria a promessa de uma vida menos tensa e mais folgada.  Será? Mas como ficaria minha verdade, a essência do que eu realmente amo fazer e que custei a descobrir porque a depressão não me deixava ver.

O problema ou a sorte de ser psicoterapeuta e lidar com a dor humana é que somos inexoravelmente conduzidos a lidar com a nossa própria dor. Não tem jeito ou eu faço isso ou eu serei mais um profissional medíocre incapaz de levar meu cliente a um patamar que te renderá elogios e muita gratidão, fora tantas indicações satisfeitas com seu processo e modo de trabalhar. Por mais difícil que seja viver, a vida vale muito à pena. Além do mais, o que sinto neste momento é só mais um desafio que vai me tornar uma pessoa ainda melhor.

Acredito que os mesmos motivos que levam a vida a se tornar difícil são os que fazem-na valer à pena. Os desafios que ela nos traz são maravilhosos, nos fazem crescer, nos humanizam, nos deixam muito melhores. Foi exatamente essa descoberta que me fez sair do buraco da comiseração depressiva que eu sempre me coloquei. Mas o que seria desta descoberta se eu não estivesse estado lá? Entendi que quanto mais eu pedia a Deus que me tirasse do buraco mais ele me colocava nele. Como aprender matemática sem nunca fazer uma conta né? Só aprendemos a superar um problema quando experimentamos o problema. Entender que meus momentos mais difíceis e dolorosos foram a minha maior fonte de aprendizagem e de amadurecimento fez com que o meu eu afogado e camuflado de lamúrias e falta de sentido na vida sessasse e encontrasse um lugar de pertencimento, de amor próprio, de auto aceitação. Nesta hora consegui olhar para minha vida e perceber que tudo que aconteceu comigo me deu muito mais grandeza, sabedoria e inspiração para impactar as pessoas com o meu trabalho. trabalhar muito melhor.  Quer saber de uma coisa? Eu não quero ser um Uber, eu quero estar exatamente aonde estou e do jeito que estou, fazendo o que me preparei pra fazer.

Até a próxima semana!

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.