:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A maioria das construções em nosso país costumam sofrer com problemas causados pela ocorrência de infiltrações, e muitas vezes esses problemas podem trazer prejuízos graves a estrutura, por isso, é muito importante saber como evitar que essas infiltrações venham a acontecer. Então, vamos falar sobre sistemas de impermeabilização.

 

Mas, o que é exatamente a impermeabilização?

Segundo a NBR 9575/2010 impermeabilização é o “Conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade”

 Ou seja, impermeabilização é o conjunto de ações que tem por objetivo proteger a construção contra a atividade de fluídos, vapores e humidade. Se esses agentes infiltrarem na construção podem ocorrer problemas como a formação de bolores e mofos, podendo prejudicar a saúde das pessoas que frequentam o ambiente, e em casos mais graves pode causar corrosão da armadura do concreto comprometendo a segurança da estrutura.

Sistema de impermeabilização

O recomendado é que o sistema de impermeabilização já esteja presente no projeto da construção, seja qual for o empreendimento a ser construído, uma vez que não existem restrições ao uso desses pois qualquer área passível de receber líquidos ou de entrar em contato com outros agentes agressivos pode e deve ser impermeabilizada.

É importante que o projeto de impermeabilização esteja presente e seja realizado porque os custos referentes ao reparo, em caso de patologias causadas por infiltrações, podem ser até quinze vezes maiores do que se a impermeabilização fosse executada durante a obra como medida de prevenção.

 

Classificação dos sistemas de impermeabilização.

I – Impermeabilização rígida

Esse tipo de impermeabilização acontece por meio da inclusão de aditivos químicos e agregados. Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. A impermeabilização rígida é ideal para locais não sujeitos às fissuras, como subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.

 

Locais que geralmente utilizam impermeabilização rígida:

-Poço de elevador, reservatório inferior de água (enterrado) ou outros locais com carga estrutural estabilizada;

-subsolos, galerias e piscinas enterradas, galeria de barragens ou outro locais com condições de temperatura constantes.

 

II -  Impermeabilização flexível

O tipo flexível corresponde a um conjunto de materiais ou produtos que podem ser aplicados nas partes da construção que estão sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Os materiais podem ser moldados no local (membranas) ou serem pré-fabricados (mantas). Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes.

Os procedimentos de impermeabilização são fundamentais para proteger um sistema construtivo contra a ação da água e seus efeitos. Dependendo da superfície ou elemento a ser protegido, são usados tipos diferentes de sistemas. Conheça os principais:

Argamassa polimérica

Contém cimento, agregados, aditivos e polímeros que formam um revestimento. Indicada para áreas frias e molhadas, poço de elevadores, piscinas, rodapés, reservatórios de água e subsolos.

Calafetador

Bastante utilizado na vedação de caixilhos e elementos em geral. Ideal para o preenchimento de juntas internas e externas, horizontais e verticais.

Emulsão acrílica

Tem base acrílica com elastômero, elementos que formam uma membrana líquida. É ideal para superfícies expostas e sujeitas ao contato com as intempéries, como lajes, coberturas, paredes e marquises.

Emulsão asfáltica

Um monocomponente, é aplicado a frio e requer proteção mecânica. Ideal para terraços, áreas frias e lajes.

Hidrofugante

Material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais. Ideal para fachadas de pedra, telha cerâmica, cerâmica porosa e, tijolo e concreto aparentes.

Hidrorrepelente

Também repele a água e não altera a aparência do substrato. Ideal para superfícies minerais, como tijolo e concreto aparentes, fachadas de pedra, telha cerâmica e cerâmica porosa.

Manta asfáltica

Contém asfalto modificado com polímeros e é armada com estruturante. Ideal para lajes planas ou inclinadas, piscinas, floreiras, reservatórios de água e áreas frias.

Normatização

•             NBR 9574:2008 – Execução de Impermeabilização (sistematiza os processos de execução, exigências mínimas para o desempenho, engloba as construções, reformas e reparos de um modo geral).

•             NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Seleção e projeto (definição dos termos técnicos, especificações e exigências de projetos, aborda salubridade, segurança e conforto do usuário).

Referências

José de A. Freitas Jr. Construção Civil II – Impermeabilização. Universidade Federal do Paraná.

Guarizo, Ednilson Antonio Guarizo. Impermeabilização flexível. Universidade São Francisco. Itatiba. 2008.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.