:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Você sabe quais são as patologias mais comuns que ocorrem no concreto?!

Mais um artigo recheado de informação.

 

Mas como ocorrem essas patologias?!

Material não inerte, o concreto armado está sujeito a alterações ao longo do tempo, em função de interações entre os elementos que o constituem (cimento, areia, brita, água e aço), com os aditivos e com agentes externos, como ácidos, bases, sais, gases, vapores e micro-organismos. “Muitas vezes, dessas interações resultam anomalias que podem comprometer o desempenho da estrutura, provocar efeitos estéticos indesejáveis ou causar desconforto psicológico nos usuários”.

 

Lixiviação do Concreto.

 

O que é?

De acordo com a NBR 6118/2014 É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras carbônicas agressivas e outras.

Como ocorre?

Logo quando o concreto é hidratado um composto chamado hidróxido de cálcio é formado. Quando existem infiltrações nas peças de concreto esse composto é dissolvido e levado para a superfície do concreto.

Como evitar?

Para prevenir a sua ocorrência, recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos como hidrófugos.

Outra opção, é a diminuição da quantidade de água colocada na mistura do concreto, pois isso leva à produção de um concreto mais impermeável, evitando a entrada de água e reduzindo a ocorrência da lixiviação.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.