:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Vergas e contra vergas são elementos estruturais dispostos na alvenaria que funcionam como pequenas vigas que auxiliam na distribuição de tensões e cargas nos vãos de portas e janelas.

A contra verga fica na parte inferior de janelas ou qualquer outro tipo de abertura que tenha peitoril. A verga fica na parte superior de portas, janelas ou outros tipos de vão.

As vergas e contravergas são utilizadas para melhorar a distribuição das cargas em volta das portas e janelas. Elas reduzem o risco de surgimento de trincas e fissuras nas paredes.

Em construções pequenas, com vãos inferiores a 2m, as vergas e contravergas são construídas com blocos canaletas e preenchidas com concreto e barras de aço. O comprimento da verga ou contraverga deve ser, no mínimo, 20% maior que o vão em cada um dos lados.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.