:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O que é uma Coluna?

São elementos dispostos verticalmente, importantíssimos na sustentação, principalmente, das vigas. Historicamente, as colunas assumiram diversas formas, sendo inclusive elemento decorativo, por apresentar ornamentos.

Hoje, elas ganharam formas limpas e, geralmente, ficam “escondidas” junto com as paredes, o que pod elevar leigos a se equivocarem em uma reforma, desestruturando uma obra. Por isso, é de extrema importância eu toda reforma seja acompanhada por profissional qualificado, e registrado no órgão devido à sua profissão.

Embora tenha a mesma função de um pilar, este é geralmente mais robusto.

 

 

O que é um Pilar?

É quase igual a uma coluna, no entanto, o pilar é uma coluna mais simples. É um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.

Uma coluna sustenta paredes e tetos, um pilar sustentas estruturas inteiras. Um ex: Em um prédio, temos as colunas que começa no subsolo e vai até o último andar, mas também temos nas garagens os pilares. Como mostra a imagem abaixo.

 

 

O que é uma viga?

As vigas vêm acima das colunas, na posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir todo o peso da laje e outros elementos para as colunas, estruturando a construção como um todo.

 

 

O que é uma laje?

As vigas estão acima das colunas. A laje, por sua vez, fica acima das vigas. Ela é responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção. Como uma lâmina horizontal, a laje é tradicionalmente feita com concreto armado, mas, por motivos de economia, é comum a utilização de material cerâmico, e, mais recentemente, também isopor, que atua também como isolante térmico.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.