:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O que você acharia de tomar uma decisão agora e começar a botar em prática sem sofrimento? Tipo emagrecer, fazer aquela caminhada ou desengavetar aquele projeto esquecido dentro da gaveta...nossa seria maravilhoso, não é mesmo? Só que não, para o cérebro as coisas não funcionam desta forma e é aí que mora grande parte do problema.

Nosso cérebro é uma máquina programada pra pensar, planejar, viajar no tempo, revisar etc. Ele faz tudo isso e muito mais, seguindo padrões que ele foi aprendendo com o tempo. Cada vez que ele repete uma coisa vai ficando mais e mais fácil repeti-la.

Os caminhos neuronais que ele foi reforçando com a repetição vão ficando cada vez mais curtos até se tornarem automatizados a ponto da gente nem perceber como executamos uma determinada ação, por exemplo descer uma escadaria saltando os degraus como uma cabra dos Alpes.

Quem nunca economizou tempo em uma escada saltando os degraus e até pulando todos quando a distância permite??? Mas não fazemos isso desde a primeira vez que subimos e descemos precisamos nos habituar a ela.

O nosso cérebro se acostuma a tudo que ele faz com frequência e cada vez com mais velocidade e automatismo. É exatamente esse jeitão dele ser que facilita e complica ao mesmo tempo a nossa vida. Facilita porque ficamos cada vez melhores naquilo que fazemos mas complica na hora de ter que mudar de hábito.

Se você mudar de escada por exemplo, talvez você não salte os degraus logo de cara. Terá que descer com mais cuidado. Além disso você irá ouvir pensamentos de seu cérebro reclamando e te desanimado com julgamentos e comparações sobre a outra escada toda vez que você tiver que subir esta nova ou até que ele se acostume com ela.

Por isso é difícil mudar ou introduzir um novo hábito em nossas vidas. Nosso cérebro segue a lei do menor esforço. Significa que toda vez que você se programar para fazer algo que foge de sua rotina, sua mente começa a produzir pensamentos distrativos. Pensamentos que vão tentar fazer você desistir do que começou para voltar ao que era antes. Resistimos à mudança não é à toa. Assumir um novo hábito requer muito esforço para nosso cérebro e isso ele não quer.

A nossa saída para lidar com este cérebro danadinho é assumir o controle sobre ele. A realidade é que nosso cérebro faz o que ele quer e nós vamos atrás como se não tivesse outro jeito. Então, a saída que temos é entender que nós podemos controlar as informações que ele nos dá. Por exemplo, se ele falar... “você não vai dar conta”, “você não é capaz, eu sempre fui assim”...é o momento de você dar uma ordem a ele de que vai ser diferente e começar a agir.

Vencer a sensação de cansaço, de desânimo que tais pensamentos produzem é o que dificulta a tomada de decisão, porque a decisão em si é fácil. Chegamos ao ponto de pensar que é difícil tomar uma decisão, mas não é. Difícil é controlar tudo que pensamos antes e depois que pensamos em tomar uma decisão. Essa é a armadilha dele e a gente cai igual um patinho.

 

Até a próxima!!!

 

www.criscastro.com.br

https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.