:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Muitas pessoas tendem a pensar demais e analisar demais as situações. Isso significa que, quando elas têm uma ótima ideia ou algum tipo de inspiração, em vez de agir de acordo, começam a dividi-la pouco a pouco. No entanto, isso mata a inspiração.

Quando você começa a duvidar de sua própria inspiração, fica muito difícil materializar a ideia. Pense em um momento em que você teve uma ótima ideia, mas não se manifestou. E como você não fez isso na mesma hora, seu cérebro encontrou uma razão aparentemente melhor para deixar pra lá.

Pensar demais e desistir de suas ideias é a melhor forma de matar sua autoconfiança. Mantenha suas dúvidas sob controle e verifique se são realistas. Não é que toda decisão tenha que ser rápida e impensada, mas se você for indeciso com a maioria de suas escolhas, isso diminuirá sua autoconfiança. Além disso, pensar demais leva à negatividade. Tende a distorcer as coisas, fazendo com que pareçam muito piores do que realmente são.

Se você quiser pedir alguma coisa, mas se sentir inseguro, talvez nunca peça. Na verdade, é muito fácil se apegar a dificuldades quando pensa demais. Pedir pode fornecer uma solução simples, mas, duvidando de si mesmo, talvez você não sinta o direito de expressar suas próprias preferências.

Na maioria dos cenários, pensar demais nem está conectado ao presente. Na melhor das hipóteses, está relacionado à possibilidade ou mera chance de as coisas acontecerem de outra maneira. É a maneira perfeita de perder a direção e, junto com ela, sua confiança em si mesmo.

As práticas típicas dos pensadores geralmente incluem fazer a mesma pergunta repetidamente, planejar demais, cancelar planos, pedir garantias e ter bastante dificuldade para tomar decisões. No final, os pensadores exagerados se debruçam sobre cometer um erro ou se preocupam com o impacto de sua decisão no futuro. E, juntamente com esses pensamentos angustiantes, sua confiança naturalmente também vai embora.

O problema que a análise de situações cria em níveis de confiança é que isso o estressa toda vez que você precisa tomar a menor decisão possível. Isso torna o pensamento sobre grandes decisões completamente obscuro e você fica estagnado em suas dúvidas. Também conhecido como "paralisia da análise", esse mau hábito impede você de seguir em frente e nunca estar certo sobre si mesmo.

Lembre que as pessoas confiantes nem sempre tomam as decisões certas. Mas tomam decisões mais rapidamente do que pessoas indecisas. Isso acaba dando a elas uma vantagem, pois sabem como improvisar e mudar de direção quando necessário.

 

Até a próxima semana!

 www.criscastro.com.br

 https://www.facebook.com/criscastropsi/

www.instagram.com/criscastropsi

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.