:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá amigos, tudo bem?

Esta semana vamos falar sobre a questão da violência no Brasil, pois diariamente observa-se nos jornais locais casos de violência de todos os tipos, principalmente contra mulheres, jovens e negros das periferias, porém a forma como a televisão e muitos meios de comunicação tratam o assunto ao invés de elucidar a sociedade e buscar uma solução, acabam confundindo o cidadão e gerando mais violência.

Essa violência muitas vezes é tratada de maneira vulgar e distante da realidade por jornais sensacionalistas e apresentadores despreparados que não possuem mínima noção ou sensibilidade para abordar tal assunto. Assistimos diariamente apresentadores exaltados chamando agressores e vítimas de vagabundos entre outro nomes, porém não se discute a raiz dos problemas sociais que são os causadores da violência.

Esta semana saiu um estudo realizado pelo IPEA que aponta que a média de renda entre homens brancos é de 1.097,00 reais, enquanto que a renda entre negros é de 508,00 reais, já entre as mulheres a média é de 1.059,00 reais enquanto que para um homem exercer a mesma função a média é de 1.470,00 reais. Esses indicadores apontam como os cidadãos são tratados no Brasil e quanto cada um vale para o mercado de trabalho, se acrescentar a isso o histórico de escravidão que deixou como herança as favelas e um índice de baixa escolaridade abissal entre negros e brancos no Brasil temos um indicador valioso para entender umas das origens da violência, a exclusão social.

Outro fator que é ignorado pela televisão é o fato do Brasil sendo um país rico ter uma massa de pobreza muito grande e quando um governo aplicou programas sociais para reduzir essa desigualdade sofre um golpe de estado que é reconhecido no mundo todo. Assim basta analisar os países mais desenvolvidos do mundo e analisar como se da o combate a violência por lá, percebe-se que o caminho mais eficaz para reduzir a violência e diminuindo a desigualdade social, essa redução se com o a oferta de moradia, educação, saúde, trabalho e renda para os menos favorecidos.

Aplicada essas políticas além da redução da desigualdade há também uma diminuição significativa nos índices de corrupção que também são heranças de sociedades com fortes desigualdades sociais. A grande questão é que nem o atual governo nem os meios de comunicação em massa fazem essa discussão e tratam a questão da violência como algo que pode ser resolvido com mais violência, o resultado disso é ter no Brasil a polícia que mais mata e que mais morre no mundo.

 

Por: Flávio de Campos Barbosa

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.