:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O mundo dos vinhos sempre nos surpreende com vinhos desconhecidos, seja para o lado negativo ou positivo. Normalmente, mais para o positivo, penso eu. O fato é que se você se colocar como um Wine Hunter por esse Brasil continental, descobrirá vinhos extremamente interessantes, produzidos por vinhateiros em suas garagens. São sonhadores ou loucos? Ou são eles loucos sonhadores? Veja como quiser, mas o importante é que eles estão seguindo ou buscando realizar seus sonhos de produzir vinhos. E vinhos de qualidade.

 

E nesta linha quero apresentar pra vocês um destes loucos sonhadores, o Elisson Manfroi da Terrazo Manfroi, um farmacêutico/bioquímico de 42 anos, casado e residente na cidade de São José, região metropolitana de Florianópolis-SC, que resolveu elaborar seus próprios vinhos em seu apartamento e em sua casa de praia na cidade de Palhoça, no mesmo estado. Vejamos um pouco sobre a história desse vinhateiro.

 

A história da Terrazzo Manfroi tem início muito antes que seu “idealizador”, Elisson Manfroi, pudesse imaginar que um dia essa “vinícola de garagem” pudesse existir. Descendente dos italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul e que depois buscaram em Santa Catariana o sustento de suas famílias, cresceu em meio a cultura do vinho, na cidade de Caçador/SC, vale do rio do peixe, uma região repleta de parreirais, ainda com 4 anos sentava no colo do “Nono” para almoçar, pois o mesmo dava um golinho de vinho para molhar a boca, tanto que ele chamava vinho de Nono, uma das primeiras palavras balbuciadas por ele.

 

Brincando em baixo das parreiras, andando na Zorra (espécie de carro de madeira que transporta as uvas em baixo das parreiras) estava aos poucos alicerçando o futuro projeto Terrazzo Manfroi. Em 1998 foi para Florianópolis cursar a faculdade de Farmácia/bioquímica na UFSC, mas a vontade de vinificar sempre esteve presente.

 

Em 2012 iniciaram os estudos sobre fermentações alcoólicas e técnicas de vinificação. Para aprimorar processos e praticá-las começou fazendo Hidromel (muitos estilos inclusive) – Fermentado de Mel, Sidra (fermentado de Maçãs), o que possibilitou entender bem os processos de assepsia, as fases da fermentação, da estabilização, clarificação, etc.

 

Em 2015 veio o primeiro vinho feito com uvas americanas. Em 2017 o primeiro de uvas viníferas da serra catarinense. Os estudos se intensificaram e a aplicação de novas técnicas, vieram os espumantes champenoise, os vinhos de maceração carbônica, o vinho na Talha (Ânfora), os macerados em âmbar, etc.

 

A filosofia de vinificação da Terrazzo Manfroi é de mínima intervenção e uso racional de insumos enológicos quando a avaliação é da necessidade de uso desses insumos. Os vinhos não são filtrados, sem clarificação e estabilização forçadas, apenas decantação e trasfega. Não se faz correção de acidez e o uso do conservante SO2 (dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso), é o mínimo necessário.

 

As principais uvas vinificadas por Manfroi são: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Moscato, Touriga Nacional e Sauvignon Blanc, dividido entre tintos, brancos e rosés.

Acredito que em breve veremos os vinhos do Elisson Manfroi na mesa dos brasileiros. Saúde!!!

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR/WSET1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.