:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Falar de vinhos brasileiros é sempre um grande prazer. Apresentar vinícolas brasileiras para quem nos acompanha e acredita em nosso trabalho e nos vinhos do Brasil, é uma alegria ainda maior. Já faz algum tempo que não escrevo sobre vinícolas nacionais. Desta vez, escolhi uma vinícola familiar que conheci a não muito tempo, que produz vinhos e espumantes e que recebeu medalhas de ouro em vários de seus produtos na última premiação dos vinhos do Brasil 2020.

A vinícola Vaccaro localiza-se em Garibaldi, na Serra Gaúcha, mais precisamente na comunidade de Santo Alexandre, a 15 quilômetros do centro da cidade. Nesta localidade praticamente todas as famílias tem como fonte de renda o cultivo da uva. A região possui várias colinas, fator que beneficia a insolação e maturação das uvas. Os vinhedos da Vaccaro encontram-se em torno da vinícola, a uma altitude média de 600m. Vejamos um pouco da história dessa família.

A Vaccaro é uma vinícola familiar, e é originária da pequena cidade de Pojana Maggiore, província de Vicenza, na Itália. A família de Luigi Vaccaro, em 1886, emigrou para o Brasil, e se estabeleceu na região da Serra Gaúcha, mais precisamente na Colônia Dona Isabel, atual cidade de Bento Gonçalves. Posteriormente, seu filho Francisco Vaccaro, adquiriu terras em Santo Alexandre, no interior de Garibaldi. A família Vaccaro sempre plantou vinhedos e elaborou vinhos para consumo próprio. No ano de 1954, Francisco juntamente com os filhos Augusto e Luiz decidiram realizar o sonho de construir sua própria vinícola. No início a produção era pequena, apenas para consumidores próximos e amigos e o excedente de uvas era destinado a outras vinícolas. Mais adiante a família aumentou a produção de vinhos tintos comuns para venda a granel, ficaram vários anos produzindo o próprio vinho e comercializando para outras vinícolas.

No ano de 1992, o setor passou por uma crise e não conseguindo mais comercializar o vinho a granel, a família decidiu construir o próprio engarrafamento e lançou a marca “Vaccaro”, inicialmente com vinhos de mesa. O produto foi bem aceito no mercado, tendo uma venda considerável, com qualidade e honestidade. Com o passar dos anos a empresa aumentou a linha de produtos lançando seus primeiros vinhos finos, além do plantio de novas variedades de uvas americanas e europeias, também troca de alguns vinhedos do sistema latada para espaldeira ou “Y” para obter melhores resultados nos vinhos finos.

Atualmente a empresa conta com uma grande linha de produtos, classificados em vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes e suco de uva. A vinícola também vem investindo bastante em tecnologia e aperfeiçoamento nos vinhos finos e espumantes, recebendo premiações todos anos em concursos regionais e nacionais. As uvas são de produção própria, mantendo nos produtos o terroir local, com qualidade e cuidado. Hoje a empresa possui em torno de 25 hectares de vinhedos, parte deles são de variedades americanas para elaboração de suco de uva e vinhos de mesa, a outra parte são vinhedos de variedades Vitis vinífera para elaboração dos vinhos finos e espumantes.

E aí está mais uma história belíssima de uma família que se propõe a elaborar a bebida que nos encanta. É sempre importante lembrarmos que atrás de cada garrafa de vinho, existem pessoas, famílias e histórias de sonhos, lutas e conquistas. Conhecer cada uma delas, acompanhados de uma taça de vinho, é sempre um grande enriquecimento enocultural.

 

Vaner Benetti

Sommelier FISAR – WSET

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.