:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!


A moda nas redes sociais, programas televisivos, reality shows etc., parece ser o termo CANCELAMENTO. Tentando traduzir, uma conduta que aparenta ser reprovável e que um grupo ou a sociedade exclui, afasta, cancela essa pessoa.

Diria eu que se trata de um tribunal popular. Os ingleses e os franceses já faziam isso há mais de 5 séculos, porém, tocando uma música barulhenta e ofensiva direcionada à pessoa que infringiu uma determinada regra daquela sociedade.

Se os tribunais do mundo jurídico já cometem erros, equívocos, que dirá os tribunais populares. Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus, a história de Jesus demonstra isso quando Pilatos pediu que o povo escolhesse entre Jesus e Barrabás.

Retornando aos dias de hoje, o que é errado para mim pode não ser errado para vocês, aliás, quem nunca errou que atire a primeira pedra. Não estou querendo aqui fazer apologia a uma bondade santificada ou dizendo que devemos aguentar tudo, mas sim que atitudes reprováveis podem ser revistas quando a outra pessoa o faz com educação, didática e respeito.

Também devemos observar o que gerou uma possível conduta reprovável, afinal, cada um tem sua história, traumas, problemas psicológicos, entre tantas possibilidades. Cancelar alguém, excluir, não só não resolve a situação como pode gerar consequências severas. Viver em sociedade implica em conhecer a dor do outro, tentar compreender, que não é fácil eu sei, e ajudar o próximo, pois, não desejo para o outro o que não desejo para mim.

Porque em vez de cancelamento não passamos a adotar o “abraçamento”, não precisa ser no sentido literal porque estamos em pandemia ainda, mas, refiro-me ao ato de acolher, escutar, dar voz e atenção ao que se sente silenciado ou sufocado.

O leão ataca por fome, a cobra quando está acuada, o tigre por instintos, alguns seres humanos, por vezes, atacam por inveja, vaidade, maldade...

Siga nossas redes:

Instagram

@prosa_cotidiana

@professormolar

Facebook

Professor Molar

Youtube

www.youtube.com/professormolar

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.