:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá, hoje falarei sobre a Pressão Alta (Hipertensão Arterial). Esta é uma doença em que a força que o sangue faz contra as artérias, para conseguir circular pelo corpo, está aumentada. Doença geralmente silenciosa e que aparece em homens, mulheres e crianças.

No caso dos adultos: considera-se hipertenso pessoas com valores pressóricos persistentemente elevados, com medidas iguais ou acima de 14 x 9 (140 mmHg x 90 mmHg). Tais níveis pressóricos, ao longo do tempo, alteram os vasos sanguíneos levando à endurecimento, estreitamento, entupimento, rompimento.

No coração, o entupimento pode levar à angina e infarto; no cérebro o entupimento ou rompimento leva ao derrame (AVC); nos rins alteração da filtração e paralisação. Todo o corpo sofre podendo ocorrer dano a visão, por exemplo, e também impotência.

Fatores de risco para desenvolver a doença são vários tais como: história familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo e outros. Até 1 em cada 4 dos adultos têm a doença que é, na maioria das vezes, assintomática. Daí a necessidade de aferir/medir com frequência a pressão arterial.

Sendo que o diagnóstico não deve ser feito com apenas uma medida isolada! Uma vez identificada a doença, seu médico irá propor o melhor tratamento, caso a caso. Sendo que a Mudança do estilo de vida é parte integrante tanto da prevenção quanto do tratamento.

Nesse contexto:  Aposte em uma alimentação melhor. Use legumes, frutas e cereais. Evitando frituras; Não fume: pois o tabagismo estreita as artérias; Saiba que o estresse aumenta os níveis pressóricos - evite-o; Sob orientação, inclua caminhadas e atividade física na maioria dos dias da semana; Não tome medicamentos ou suspenda a utilização por conta própria.

Sempre fale com seu médico; Diminua a ingestão de sal para, no máximo, 5 g/dia conforme orientação da OMS - Organização Mundial de Saúde; Reduza o consumo de álcool; Mantenha o peso ideal e, se você é do sexo masculino deixe a circunferência abdominal abaixo de 102 cm e se for do sexo feminino mantenha abaixo de 88 cm. Finalmente, ame e seja amado para assim, usufruir de bem-estar em sua vida diária.

Todas as segundas-feiras aguardo você aqui com assuntos bacanas. Para sugestões de temas, tirar dúvidas pode entrar em contato através das redes sociais. Instagram: @mariofantasticosergio e Facebook: Mário Fantástico Sérgio.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.