:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Estando presente em cerca de 10% das mulheres que encontram-se no período reprodutivo. A endometriose é uma doença que acomete as pacientes causando muitas dores e, em alguns casos, a infertilidade. O que ocorre é que o tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, cresce em outros locais do corpo, como ovários, bexiga ou intestino, por exemplo, gerando sintomas como dor pélvica intensa, menstruação muito abundante e até mesmo a já citada infertilidade.

A intensidade e frequência dos sintomas pode variar mensalmente e de mulher para mulher e, por isso, o diagnóstico pode ser bastante difícil. No entanto, caso se suspeite de endometriose, é muito importante consultar um médico/ginecologista para o diagnóstico e tratamento correto.

Normalmente, o médico/ ginecologista, pode desconfiar de endometriose apenas com a avaliação dos sintomas descritos pela mulher. No entanto, pode ainda, solicitar outros exames para ter maior certeza diagnóstica. Deve-se suspeitar de endometriose quando houver: Queixa de Menstruação Dolorosa; Dor durante ou após a relação sexual; Cólicas intensas e/ou incapacitantes; Casos de Endometriose na Família; Menstruação irregular ou sangramento vaginal; Dor ao urinar; Dores na parte inferior das costas, parte inferior do abdômen, pélvis, reto ou vagina; Infertilidade. Com o diagnóstico correto, em mãos, o tratamento é possível.

Para sugestões de temas, tirar dúvidas pode entrar em contato através das redes sociais. Instagram: @mariofantasticosergio e Facebook: Mário Fantástico Sérgio. Um forte abraço a todos e fiquem com Deus.

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.