:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer. 

 
De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. 
 
Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda profissional, bem como se mostrar à disposição, são pontos importantes para ajudar alguém que esteja pensando no suicídio. 
 
 
Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde mental e familiares/amigos da pessoa. Pode ser necessário que ela fique em um ambiente seguro, sendo auxiliada por um profissional.
 
Se você perceber que a pessoa não se sente à vontade para se abrir, deixe claro que você estará disponível para conversar. Você também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV, disponível em www.cvv.org.br, que trabalha para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia. 
 
Um forte abraço a todos!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.

COLUNAS Gente de opinião!

Setembro Amarelo mês da valorização da vida
Setembro Amarelo mês da valorização da vida
Publicado: Segunda, 13 Setembro 2021 12:14
Enxaqueca: Diagnóstico e Tratamento
Enxaqueca: Diagnóstico e Tratamento
Publicado: Terça, 17 Agosto 2021 00:00
Câncer infantil: diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura
Câncer infantil: diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura
Publicado: Segunda, 02 Agosto 2021 11:04
Exata
Lekao
GIL Academia