:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

As últimas duas, três semanas foram marcadas pelo aumento do número de casos de pessoas atingidas pela Gripe. Os sintomas, além dos respiratórios, como a coriza, também apresentou-se com cefaleia (dor de cabeça), febre alta, diarreia e também mialgia (dor nos músculos).

O resultado foi o de unidades de saúde lotadas em várias capitais e cidades do interior como é o caso de Teixeira de Freitas. Para piorar a situação alguns dos sintomas podem ser confundidos com os sintomas da Covid-19 o que impôs um desafio maior com relação ao diagnóstico correto.

Porém, existem sinais que apresentam uma tendência de serem mais presentes em uma patologia que em outra.

Por exemplo, a temperatura mais elevada é mais frequente em casos de gripe, assim como tosse seca, coriza, dores musculares e dores de cabeça. Se os sintomas se arrastam por um tempo mais longo, tende a ser Covid-19, que também tem como sintomas o cansaço e a tosse mais persistente.

Um médico e exames específicos podem ajudar a estabelecer o diagnóstico correto. Em mãos do mesmo, no caso da Gripe: sintomáticos, repouso, ingestão de líquidos e, em alguns casos, medicamentos que inibem a replicação viral entram em ação.

Não se auto-medique! E saiba que as mesmas medidas que evitam a Covid 19 são eficazes na prevenção dessa Gripe!

Uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos... Evitar que um grande número de pessoas adoeça ao mesmo tempo não deixa sobrecarregar o Sistema de Saúde.

Além do mais a doença é causada por uma variante do vírus H3N2 da Influenza que pode complicar em crianças, gestantes, idosos e em pessoas com saúde fragilizada por outras doenças.

Um forte abraço a todos! (Dr Mário Sérgio).

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.