:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Olá amigos, essa semana vamos falar sobre ética e felicidade, tema proposto por Aristóteles, filósofo grego há mais 2400 anos atrás. Podemos compreender a ética como um conjunto de valores que regulam o que é aceito ou não numa sociedade, isso varia de um lugar para outro e de uma época para outra.

Por exemplo, se observamos os programas de auditório dos anos de 1980 no Brasil, os jurados tomavam whisky e fumavam cigarro ao vivo dentro do estúdio e isso era considerado comum, hoje não se pode fumar mais em elevadores, teatros, cinemas, shopping e em alguns lugares nem mesmo dentro de bares.

Esses valores mudam de um lugar para outro também, enquanto em algumas regiões do oriente médio por exemplo, as mulheres sequer podem mostrar o rosto em público, no Brasil os cartazes de festas expõe as mulheres com pequenos biquínis para promover festas.

Assim percebemos que a ética varia muito, no entanto alguns valores defendidos pela ética são aceitos como fundamentais para o convívio harmonioso numa sociedade, como respeitar os direitos dos outros e a obediência às leis por exemplo.

Esses valores éticos são universais numa sociedade e  defendidos pela maioria dos cidadãos, porém entre o entendimento do que é certo e a prática do que é correto há uma diferença e é justamente aí que ocorre a infelicidade numa sociedade.

Quando esses valores éticos passam a ser apenas um escudo para esconder a violação dos valores sociais e enquanto mais uma sociedade desrespeita a ética, mais infeliz e mais caótica ela se torna.

Podemos perceber empresas de alimentos que vendem produtos prejudiciais a saúde, mas em suas propagandas prometem um alimento saudável, jornalistas que se dizem comprometidos com a verdade, mas que omitem os erros de alguns grupos de empresas ou políticos, políticos que se dizem preocupados com o povo, mas que na realidade estão preocupados apenas com os próprios interesses e por aí vai, a lista de exemplos é extensa.

Aristóteles dizia que a ética tem a função de trazer a felicidade aos cidadãos, assim uma sociedade ética é uma sociedade feliz, pois terá cidadãos comprometidos com os valores estabelecidos no meio social e consequentemente contribuirão para que essa sociedade seja harmoniosa.

Assim fica claro que cada cidadão que em maior ou menor grau se distância da ética, está colaborando para uma sociedade caótica, onde as pessoas não conseguirão se realizar e não serão felizes. O caminho é simples, seja ético.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.