:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

O Ministério da Saúde brasileiro está contando com a ajuda da tecnologia para tentar diminuir prejuízos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o ministro Sérgio Barros, a informatização poderá eliminar grandes desperdícios no sistema. “As pessoas não comparecem a 30% das consultas, e não temos agilidade para chamar outras para ocupar o espaço. Temos 50% de exames que não são retirados. Um dessas ferramentas planejadas pelo Ministério da Saúde já está disponível para os principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android, e poderá ser acessada por tablets e smartphones.

O e-Saúde (DATASUS – Ministério da Saúde) é a plataforma móvel oficial do SUS e serviços digitais do Ministério da Saúde. Com o aplicativo é possível encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos perto do usuário. É possível também encontrar a Farmácia Popular mais próxima, revisar os medicamentos que já foram retirados pelo paciente e avaliar o atendimento prestado. Através do e-Saúde o usuário do SUS pode acessar o Cartão Nacional de Saúde e ver o prontuário com dados pessoais, exames, nutrição, alergias entre outros.

No primeiro acesso, o aplicativo solicita o CPF, data de nascimento e e-mail. Uma vez inseridos os dados, imediatamente aparecem na tela seu nome completo e a informação de que você já possui ou não o Cartão Nacional de Saúde. Se possuir, o número do cartão é informado no app. Você, depois disso, vai precisar confirmar que é você mesmo (esta é uma medida importante de segurança), aí, então, será necessário criar e confirmar a senha de acesso. É sempre importante chamar a atenção para um detalhe. Toda vez que criar uma senha, anote-a num local seguro e que só você tenha acesso. Dado o recado, aí é só aproveitar as funcionalidades do e-Saúde. Uma coisa legal do aplicativo é, por exemplo, você deixar informado que deseja ser um doador de órgãos. O que pude observar é que, quanto aos serviços de saúde disponíveis, há as principais informações de Teixeira de Freitas, cidade onde resido. Por exemplo, se eu precisar do atendimento no CTA SAE Centro de Testagem e Aconselhamento, eu clico e vão aparecer o endereço completo, o horário de atendimento e também o telefone para contato. Se houver alguma dificuldade, por exemplo, de se encontrar o endereço, o e-Saúde dá a localização geográfica utilizando o mapa de seu celular e o GPS se houver este recurso no seu aparelho. Pelo GPS, o próprio aplicativo vai lhe guiar até o CTA como foi o caso do exemplo que citei. Muito bacana isso, não?! O aplicativo é de fácil navegação e garanto que pode ser muito útil a qualquer cidadão brasileiro que necessita do SUS.

A outra dica de hoje, aproveitando a utilização da tecnologia pelos órgãos públicos de maneira geral, é para falar sobre o aplicativo do IBGE. Já pensou em ter na palma da mão as informações sobre todos os municípios brasileiros? Na tela inicial é possível acompanhar a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com atualizações diárias. É possível acompanhar também os indicadores econômicos como IPCA, PIB, PNAD entre outros. Na parte de calendário, há informações sobre pesquisas e índices. Ainda é possível ficar bem informado com as notícias relacionadas ao IBGE. Uma das funções, talvez mais importantes, é a consulta rápida sobre estados e municípios. Com poucos cliques o aplicativo informa todos os dados da cidade com base no censo do instituto. Para estudantes ou profissionais que necessitam desses dados, o aplicativo do IBGE é bem útil e muito fácil também de ser acessado, sem nenhuma solicitação de senha. Semana que vem tem mais!

 

Erb Aguiar – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.