:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Uma das coisas mais importantes em qualquer processo de mudança e transformação é a tomada de uma decisão concreta. Se pararmos pra pensar um pouco estamos constantemente fazendo escolhas, tomando decisões, não importa o que se faça. O problema é que muitas vezes a decisão que as pessoas tomam não são de fato decisões, mas sim uma lista de desejos. Tipo, eu gostaria de parar de fumar, eu tinha que emagrecer, eu tenho que estudar mais, eu queria tanto melhorar meu humor, eu queria ser mais controlado. A decisão concreta a que me refiro é aquela decisão que você corta qualquer outra possibilidade que esteja além da que você decidiu. Não permitindo que qualquer outra coisa retire seu foco da sua decisão. A partir daí você fará qualquer coisa para manter este foco. De um modo geral não temos consciência disso e acabamos por achar ou nos comportar como se fossemos um fantoche da vida, sujeitos a acontecimentos que aparentemente não temos controle, culpando a vida e as pessoas por estar onde você está. Muito semelhante àquela postura de nos considerarmos com sorte ou com azar.

Não tem nada disso, nós criamos nossa realidade percebendo isso ou não. Quando me dei conta disso, dei graças a Deus, porque se sou, eu quem crio minha realidade então eu posso estar bem quando decidi estar, eu posso fazer e provocar o que eu quiser na minha vida. Isso é muito bom, porque da sensação de vítimas do acaso passamos a sensação do domínio da própria vida. Olha só o que venho descobrindo: desde que eu decidi que não queria mais fazer uso de medicações controladas para que eu não entrasse mais em depressão passei a praticar atividades diárias de mudança de estado, de humor. Por exemplo, decidi que todos os dias ao acordar e pouco antes de dormir eu faria um relaxamento guiado e outro com mensagens subliminares e fortalecedoras. Ainda que eu estivesse sem vontade eu fazia. A questão muitas vezes não está na vontade, mas na decisão que se toma em criar uma rotina. No meu caso uma rotina positiva para que eu me libertasse da minha depressão.

De um modo geral quando tomamos uma decisão partimos para a prática motivada, mas o tempo muitas vezes os dias, com suas diferenças alteram esta motivação, então o que sobra é o compromisso estabelecido comigo mesma de praticar tal relaxamento todos os dias até que vire uma rotina e esta rotina se torne parte do meu ser, do meu dia a dia. Hoje eu pratico meditação todos os dias e sinto falta quando não faço por algum motivo. Outra coisa importante no processo de tomada de decisão é se livrar daqueles pensamentos que te boicotam. Todos nós temos duas vozes em nossa cabeça que estão constantemente nos afetando. Existe a voz boa e a voz ruim. Existe aquela voz que acredita em você, que elogia você, que estimula você a fazer coisas boas pra você e para os outros, aquela voz que conforta seu coração que entende e te compreende, que o motiva. Por outro lado, existe aquela voz que está sempre te criticando, duvidando do seu potencial, das suas capacidades, te desvalorizando, te deixando inseguro nos momentos que você precisa ser forte, te boicotando em tudo aquilo que você se propõe a fazer e realizar. Agora eu te pergunto: Por que é tão mais fácil darmos razão a esta voz negativa do que a positiva? Por que sempre acabamos por sucumbir, dando foco àquilo que nos puxa pra baixo? Como calar esta voz? O que fazer com ela quando começa a tagarelar na sua cabeça?

Digo com todas as letras se você quiser calar esta voz, você deve dar um basta. Primeiro decidindo que não permitirá que ela o influencie mais, interrompendo o fluxo de pensamento. Quando um pensamento ruim vier diga 5, 4, 3, 2, 1 chega, basta, não dê corda a estes pensamentos.  Interrompa o fluxo mental quantas vezes forem necessárias. Pode parecer bizarro, mas é a mais pura realidade isso que estou falando, a neurociência fala sobre isso. Se você quiser mudar um hábito ainda que seja mental deve-se interromper o antigo e introduzir outro no lugar. Einstein tem uma frase em que ele diz: “a vida é como andar de bicicleta para manter o equilíbrio, é preciso estar em movimento." Significa que se queremos estar bem a maior parte do tempo temos que assumir a responsabilidade por nosso estado emocional, por nosso equilíbrio interior e praticar ações objetivas que o conduzem a este bem estar.

Já é mais do que sabido que a prática de exercícios físicos é fundamental. Já tem comprovação científica sobre os benefícios da pratica da meditação, principalmente no que se refere a silenciar a voz de nossos pensamentos desnecessários. Portanto, se você quer mudar alguma coisa em sua vida, decida verdadeiramente fazer isso. Acredite que a mudança já aconteceu, já está acontecendo. Sinta sua vida vivenciando o que você quer como se você já tivesse atingido seu objetivo. Dê vazão à voz que acredita em você. Faça atividades que o conduzirão ao que você quer. Se você não sabe o que fazer procure ajuda, pergunte, procure no google, no youtube. Quando eu quero uma meditação diferente vou ao youtube, tem milhares de possibilidades. Músicas relaxantes, palestras motivacionais de pessoas incríveis, depoimentos de pessoas que passam pelo que passamos e que atingiram seu equilíbrio. O importante é que você se mantenha sempre em movimento. Um exercício poderosíssimo e que venho praticando todos os dias é uma oração havaiana que se chama Ho' oponopono’. Ela nos liberta de tudo e daqueles que de alguma forma nos fazem ou fizeram mal através do perdão e da gratidão. Se precisarem de algo mais podem me mandar um e-mail que respondo assim que eu puder.

 

Até a próxima semana!

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.