:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas vem a público esclarecer sobre os indícios de irregularidades nos abastecimentos ocorridos no mês de janeiro.

Para isso, o prefeito, dr. Marcelo Belitardo, concedeu um parecer com rigor e transparência, para falar diretamente à população teixeirense sobre o assunto. Confira:

“Quero esclarecer como funciona o fluxo de abastecimento de combustível para trazer informações para a população. Quando qualquer pasta, seja saúde, educação, administração, ela necessita de combustível, um funcionário faz a solicitação que passa pelo chefe imediato, pela direção da pasta, pelo secretário, e essa solicitação chega em um departamento que controla o combustível da prefeitura. Nesse departamento, o funcionário responsável faz o cupom de liberação onde ele identifica quantos litros e para qual veículo vai, a placa do veículo, e o prazo de validade, pois o tempo não é indeterminado.

Com este cupom de liberação, devolve-se para a pasta e a pasta vai abastecer. Quando o motorista abastece, o posto que venceu a licitação, obrigatoriamente, gera um cupom onde o motorista tem que assinar. Juntasse os cupons e os responsáveis deste setor do combustível da administração, recolhe esses cupons e pega a nota fiscal que o posto emite. Tem que ser condizente o valor da nota com as somatórias dos cupons.

Esse setor da administração do controle do combustível vai lançar todas as informações no sistema e esse processo segue o tramite normal da administração, passa pelo setor de compras, pelo setor contabilidade, juntam-se as documentações do posto, nota de empenho, nota de liquidação, e chega à Secretaria de Finanças que vai liberar o pagamento da nota depois da verificação.

Existe um setor administrativo responsável por checagem, se o veículo está consumindo combustível demais ou não. O lançamento desses dados no sistema de informatização para os órgãos competentes fiscalizarem. Então este setor é muito importante.

Houve indícios de irregularidades no mês de janeiro que chegaram até a mim, até o gestor, e com isso, a primeira providência foi afastar os responsáveis pelo setor, que já foi feito, e determinar a abertura de uma sindicância para apurar. Afastou-se a equipe do setor e entrou uma nova equipe que foi novamente orientada com o que a administração quer: rigor e transparência. Não é para dar jeitinho para ninguém. O combustível é para ser utilizado em carros públicos e em serviço, além de fazer o controle: se for uma máquina, hora da máquina evolume de combustível; se for veículo, quilometragem e volume de combustível. Essa é a determinação.

Então houve indícios de irregularidades, afastamos os responsáveis pelo setor, tem uma equipe nova, e foi aberto já uma sindicância para apurar detalhe por detalhe de tudo o que ocorreu.

 

Por: Vida Diária/Ascom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.