:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

A educação é um fenômeno social complexo e a escolha por um caminho depende de uma série de fatores, como motivações familiares, do mercado e da própria estrutura das universidades brasileiras. A tradição, a boa aceitação no mercado e uma mensalidade acessível colocaram os cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e Engenharia Civil, respectivamente, no ranking das graduações mais procuradas no Brasil. A pesquisa faz parte do Censo da Educação Superior e foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Para o especialista no mercado educacional e diretor da empresa Visar em São Paulo, Mekler Nunes, os motivos fazem parte de um grande pacote de conveniências. Segundo ele, as vantagens creditadas a essas graduações contam mais do que a vontade em seguir em uma determinada carreira.

O Direito, líder disparado, costuma ter a preferência por oferecer uma série de benefícios aos seus estudantes. O concurso público é uma possibilidade que os graduados têm de conquistar vagas com bons salários. Essa graduação também está ligada à perspectiva de construção de uma carreira sólida e promissora. Além disso, a profissão e seu exercício são e continuam tendo destaque na sociedade.

Fernando Soria, vice-presidente executivo da Faculdade Sumaré, em São Paulo, considera nos dias atuais do Brasil ter nível superior um pré-requisito. Ele destaca a versatilidade do curso de Administração, que habilita o profissional a atuar em várias frentes dentro das empresas. "E isso garante empregabilidade", assegura.

Já a Pedagogia tem uma demanda crescente por conta da universalização do ensino no país. A inserção no mercado de trabalho está também nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino. "Acima de tudo é um curso que pode transformar o Brasil em um lugar melhor. A base da mudança social está na formação de nossas crianças", diz Soria.

O curso de Ciências Contábeis é outro que vem ganhando espaço. Ele se tornou pré-requisito para quem quer atuar em empresas de auditoria e consultoria. Em geral, essas carreiras estão cada vez mais profissionalizadas e demandam pessoas qualificadas. Isso diz respeito a atual tendência de internalização dos serviços da área. As organizações estão contratando profissionais para desenvolver na própria empresa o que antes era terceirizado com os escritórios de contabilidade, o que aumentou significativamente a demanda na área.

Para quem busca uma formação mais técnica, a Engenharia Civil parece o caminho mais assertivo. Nunes avalia que, além de ter um mercado de trabalho promissor e altamente rentável, a profissão dá muita mobilidade. "Ele pode ser engenheiro, empreendedor, não se limita a apenas uma função", ressalta.

Para quem busca um meio de financiamento para o curso desejado, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017 já estão abertas. O prazo termina nesta sexta-feira (28). Os interessados devem se inscrever pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br). Para outras opções, seguem matérias relacionadas:

Ensino de qualidade: UNOPAR tem cursos reconhecidos pelo MEC - Opções de graduações que cabem no seu bolso;
Unigrendal oferece em Teixeira de Freitas cursos de Mestrado e Doutorado - Para quem está em busca de Mestrado.

Por Vida Diária: Andressa Lima/ G1.

 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.