:: Vida Diária :: Jornalismo que completa o seu dia!

Teixeira de Freitas está entre as cidades que receberão curso de  licenciatura em música e será a única beneficiada na região Sul e  Extremo Sul. O curso, ofertado pela Universidade do Estado da Bahia  (UNEB) na modalidade EaD, foi disponibilizado para locais em que já  existem núcleos consolidados de ensino musical. Teixeira de Freitas tem os projetos do a exemplo do Orquestrando Futuros, implantado há quatro anos, durante a  gestão anterior. “As primeiras turmas iniciam aulas na UNEB no 1º semestre de 2018 e o edital será lançado já no fim de agosto.”

Em todos os outros municípios, existem pólos do Neojiba. Desde as primeiras turmas, a direção do ICED passou a batalhar em parceria com a UNEB Campus X para que houvesse a graduação em música no município. A ideia é que as crianças, adolescentes e jovens que passam pelas aulas de música erudita, tenham condições de se tornarem músicos graduados. As a artístico do ICED.

A Professora Gislaine Romana, presidente do ICED, informou para nossa reportagem que pelo prognóstico do ICED, todas as vagas destinadas para Teixeira de Freitas serão preenchidas já na primeira seleção. “Hoje já temos muitos alunos, monitores e ex-alunos que tem o interesse em seguir sua formação em música, não só de Teixeira, mas de outros municípios da região”, completou a presidente do ICED.

Outra boa notícias é que, os internos do conjunto penal de Teixeira de internos, e para a comunidade local, como explicou o Coronel Osiris, diretor do CPTF.O Programa Especial de Licenciatura em Música será lançado pela UNEB, junto à Secretaria estadual da Educação (SEC) e o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). A graduação é fruto de convênio entre as instituições e teve o seu encaminhamento firmado no dia 2 de agosto, em reunião realizada na Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador. As primeiras turmas da licenciatura serão ofertadas no semestre 2018.1, com 60 vagas oferecidas para a cidade de Salvador; 30 para Irecê; 30 para Caetité; 30 para Senhor do Bonfim e 30 para Teixeira de Freitas.

O edital de seleção será lançado no fim do mês de agosto. O processo  seletivo para o curso, coordenado pela universidade, irá acontecer no próximo mês de outubro. As etapas e os critérios avaliativos serão divulgados pelo edital. A oferta da graduação foi autorizada pela Resolução n° 1282/2017 do Conselho Universitária (Consu) da UNEB, após deliberação do seu conselho pleno.

Por: Vida Diária/Decom

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notácia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.